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O perfil dos egressos da Fabe contempla duas dimensões constitutivas do desenvolvimento do ser humano historicamente afirmadas como vigas mestras de todo o processo educativo. Do ponto de vista do conhecimento filosófico e da História da Filosofia, os dois saberes filosóficos atravessam os tempos e a construção dos conhecimentos na condição de fios condutores ao redor dos quais gira todo o conhecimento e orientam as práticas. Trata-se da epistemologia e da ética. A primeira trata da estruturação do conhecimento filosófico universal, não como uma filosofia transcendental apriorística e imutável, mas como um processo histórico e sistemático de construção do saber filosófico esboçado nos sistemas filosóficos esboçados ao longo do tempo em sínteses cada vez mais amplas e complexas. A segunda trata da liberdade e da autodeterminação do ser humano na condição de um saber eminentemente prático e como base para a construção de instituições e de relações sociais eticamente configuradas.


Na composição do perfil dos egressos é levado em consideração a formação de habilidades cognitivas necessárias para a o exercício da profissão e para a consolidação de um perfil do saber. Radicado na Epistemologia Filosófica, todos os saberes estão pressupostos num conhecimento fundamental intrínseco à particularidade do conhecimento, mas transcendente pela universalidade filosófica. A Ética Filosófica, na condição de um saber eminentemente prático, estende-se para as éticas dos saberes particulares e para o existir prático do cidadão. No perfil dos docentes constam também princípios éticos em forma de atitudes para a convivência social. No presente Plano de Desenvolvimento Institucional, a Epistemologia e a Ética estão conjugadas num mesmo horizonte de princípios.


Os princípios gerais norteadores do perfil do egresso são a formação integral humanística. A formação humanística indica o caráter de não equivalência e de incomparabilidade do homem em relação às coisas e objetos intercambiados por valores de padrão econômico. O homem não é comparável às coisas e não pode ser instrumentalizado. Daí porque a formação humanística caracteriza o processo de humanização enquanto formação integral. Esta é compreendida na acepção epistemológica de conhecimento sistemático do mundo no seu sentido polissêmico, para além do caráter fragmentário de um objeto isolado ou de uma disciplina. A ética é outra dimensão da formação humanística integral ao comportar um compromisso do sujeito com toda a humanidade.


Como caracterização geral do perfil dos egressos, a criatividade no desenvolvimento das competências, tanto pedagógicas quanto empresariais, é de fundamental importância. A Instituição de Educação Superior não transmitirá conhecimentos prontos e não dará receitas consolidadas para a educação e a economia. O processo formativo conduzirá o formando a dar respostas criativas, a problematizar e resolver problemas, ao desenvolvimento de ações adequadas ao mundo em permanente processo de transformação.