Graduandas da FABE realizam viagem de estudos

Na semana passada, graduandas do Curso de Pós-Graduação em Arte: Educação e Terapia da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE participaram de viagem de estudos em Porto Alegre. O grupo sob a orientação da Professora Doutora, Roberta Bassani Federizzi esteve na oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro construído em 1884. O local com estrutura de 12 mil metros quadrados que foi chamado de hospício São Pedro abriga museu que retrata sua história e que passa por reformas.

Na oportunidade das graduandas conheceram a Oficina de Criatividade que foi apresentada pela psicóloga Gisele Sanches, que repassou as experiências com oficinas de expressão livre, cerâmica, escrita e costura que são ofertadas há mais de duas décadas. Segundo relato das participantes, chamou atenção a produção de cerca de 25 mil obras de bordados e pinturas da artística Natália Leite em quase 50 anos de atividades na instituição.

Contudo, o espaço terapêutico do Hospital Psiquiátrico São Pedro dispõe de acervo de mais de 250 mil obras produzidas ao longo do tempo. As estudantes estiveram no Centro Histórico de Porto Alegre, Mercado Público, Memorial do Rio Grande do Sul e no Museu de Artes do Rio Grande do Sul – MARGS. Conforme a professora Roberta Bassani Federizzi a viagem de estudos proporcionou experiência relevante sobre o papel da arte para o contexto educacional e terapêutico.

Fotos:Arquivo Pessoal