Pedagogia: Os desafios e oportunidades de um mundo digital conectado

Na data em que se comemorou o Dia da Educação a Pedagoga e Mestre em Educação Caroline da Silva Furini, compartilhou com as alunas do curso de Pedagogia na disciplina de Informática Aplicada à Educação, ministrada pela Profa. Silviani Teixeira Poma, suas vivências do uso das tecnologias com alunos do Ensino Fundamental I. A convidada também é professora nas séries iniciais da rede particular de ensino em Passo Fundo e mentora de aprendizagem criativa e exploração, no B-LAB Learning Space.

Foram momentos de troca de experiências e compartilhamento de informações, quanto ao papel do Pedagogo nas mais diversas áreas em especial em espaços disruptivos, onde se busca novas formas e caminhos de mobilizar as competências fundamentais dos seres humanos do século XXI como: pensamento crítico, resolução de problemas e, principalmente a criatividade.

No que se refere ao uso de apps, foram realizadas várias práticas explorando aplicativos que proporcionam vastas possibilidades de interação com os alunos aliando as tecnologias, criatividade e utilização de materiais concretos, o que torna as aulas divertidas e produtivas. Desta forma as acadêmicas, tiveram a oportunidade de aliar a teoria à prática, através de discussões sobre os temas abordados.

pedagogia