Mais 15% dos professores municipais formados na FABE

foto2

No começo da noite desta quarta-feira (12) o vice-prefeito de Marau, Rui Carlos Gouveia e a Secretária de Educação Interina, Naura Bordignon estiveram na FABE para acompanhar apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC para a banca examinadora referente à área da educação. Na oportunidade a formanda Ana Mirian Seeling apresentou pesquisa sobre os Reflexos da trajetória formativa no município de Marau, por meio do Curso de Pedagogia da FABE.

Em trabalho de 50 páginas, a estudante contextualizou teoricamente a pedagogia desde a Grécia até atualidade. Bem como, a presença no Brasil e o surgimento do curso de formação da área em Marau. O estudo apurou que a Faculdade da Associação Brasiliense de Educação formou 161 pedagogos, sendo que a primeira turma colou grau no primeiro semestre de 2009.

Diante disso, Ana Mirian fez levantamento da evolução de inserção dos pedagogos formados pela instituição na rede municipal de ensino de Marau. Em 2014, a Secretaria de Educação tinha no quadro 435 professores, 53 pedagogos formando pela FABE, no ano seguinte, em 2015 eram 454 professores, 62 pedagogos, 2016 o quadro atingiu 485 professores, 72 egressos da FABE.

No ano passado dos 497 professores, 75 tem formação em pedagogia na instituição, sendo que 52 pedagogos atuavam na Educação Infantil, 11 no Ensino Fundamental e 12 na Gestão Escolar. Os dados se 2017 se repetem neste ano. O TCC apurou que do atual quadro de professores da rede municipal, mais de 15% obtiveram formação acadêmica na FABE.