• Direito_na_FABE

  • graduação

Banco de Ideias para as Agriculturas da Região

     Na noite de 08 de maio, a FABE recebeu autoridades municipais que se ocupam da Agricultura e das suas Políticas Públicas, a fim de participar do evento de entrega do Banco de Ideias para as Agriculturas da Região. O Banco de Ideias é resultado do esforço coletivo dos educandos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da FABE, como requisito parcial para aprovação na disciplina Política Agrícola. Para além de um instrumento de avaliação acadêmica, o Banco de Ideias foi estruturado no sentido de aportar sugestões de políticas públicas, a partir dos olhares dos próprios educandos e suas famílias, os quais, em sua maioria, residem na área rural do município e têm na agricultura sua principal fonte de renda e reprodução social. Neste documento, balizado na vivência cotidiana dos educandos da família FABE, ancoramos temas importantes de interesse público, bem como nos desafiamos a ajudar na construção democrática de soluções.
     Calçamos a construção deste documento em dois eixos estruturantes, complementares e que, no nosso entendimento, são causa e motor da boa sociedade, a saber: a política, na sua essência etimológica e filosófica, e a noção de bem-viver. Certamente, a noção de bem-viver é complexa e, invariavelmente, atribuída a subjetividade humana. Contudo, no recorte político (e das políticas públicas), o bem-viver da sociedade está relacionado a ações públicas bem desenvolvidas e a sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, agricultura dentro outras. E é a partir dessa noção que, para atingir resultados satisfatórios nas diferentes áreas, os governos fazem/deveriam fazer uso das políticas públicas.
     Na ocasião estavam presentes: o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marau, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidente do Sindicato Rural de Marau e o Chefe do Escritório da Emater local.
Além de apresentar oficialmente ao poder público municipal, os educandos que residem em outras cidades (Vila Maria, Camargo, Nova Alvora, Ibirapuitã e Serafina Corrêa) ficaram responsáveis de formalizar a entrega deste documento às instâncias responsáveis pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas dos seus respectivos municípios.
     Para além de um exercício acadêmico, o Banco de Ideias expressa o papel da FABE enquanto Instituição de Ensino Superior, ou seja, o compromisso com a construção de uma sociedade justa e democrática.

 

 

Agenda da Fabe

webgiz enade edital2013 webmail img incubadora politica descontos fies prouni