Encontro Hegel

Realizou-se nos dias 16 e 17 de maio, na PUCRS, o segundo Encontro Nacional Ciência da Lógica, motivado pela tradução da Doutrina da Essência, segundo volume desta obra para o português. Depois de duzentos anos de sua publicação, entre os anos de 1812 e 1816, na Alemanha, estudantes, docentes e pesquisadores de fala portuguesa têm em mãos esta importante obra da literatura universal.

O evento contou com vários intelectuais e pesquisadores da filosofia hegeliana do Brasil, especialmente agrupados no GT (Grupo de Trabalho) Hegel. Foram abordados os mais variados aspectos da Ciência da Lógica, nas mais variadas formas de abordagem metodológica. O estudo desta obra fundamental do pensamento hegeliano nos faz confrontar radicalmente com o mundo quotidiano, com as formas padronizadas de pensamento, com o universo de temáticas e formas de pensamento impostas pelos meios de comunicação social. A leitura e discussão da lógica hegeliana nos introduzem num outro mundo e num nível racional muito mais elevado e sistemático daquele usualmente conhecido.
     O prof. Dr. João A. Wohlfart participou do evento com a palestra ministrada na modalidade de mesa redonda intitulada “da Essência para o Conceito”, com a abordagem de uma inflexão importante no interior da obra. Em encontros desta natureza e qualidade, a obra hegeliana deve ser difundida, pouco a pouco, em meios acadêmicos pelo Brasil afora para qualificar o conhecimento filosófico e o conhecimento em geral. A obra aqui indicada dá suporte aos mais variados conhecimentos contemporâneos, em várias áreas.