1

Acadêmicos dos Cursos de Administração e Agronegócio, através da disciplina de Empreendedorismo e Inovação participaram na noite desta quinta-feira, 07 de novembro de atividade sobre experiências de empresa familiar. A aula que costumeiramente é ministrada pelo professor Marlon Bissani Cucchi contou com a participação especial do pai, empresário e fundador da Cucchi Indústria Metalúrgica, Odilon Marafon Cucchi. O tema gestão de empresa familiar, sucessão, família, patrimônio e gestão foram amplamente discutidos com exemplos práticos do dia a dia. Odilon relatou a história da empresa do surgimento da empresa, os produtos fabricados e compartilhou como está acontecendo à gestão e a sucessão familiar.

Ele destacou que é necessário dar atenção ao patrimônio com devido cuidado, principalmente, da família e da gestão independentemente de ser ou não parente dos fundadores é preciso ser profissional. “É preciso ter a competência para assumir, herdeiro e sucessor são duas coisas bem diferentes”, ressaltou. Marlon que ocupa o cargo de coordenador do Departamento Humano Organizacional ilustrou aos estudantes que a sucessão familiar é como ensinar a andar de bicicleta, o processo é lentas, com cuidado, com as duas rodinhas primeiras como apoio, depois com o tempo ganhando autonomia.

A experiência foi considera oportuna, pois muitos dos estudantes atuam em empresas familiares e enfrentam o processo de sucessão. Bem como, os jovens do Curso de Gestão do Agronegócio que atuam nas propriedades rurais com os pais e demais familiares.