Uma atividade prática foi proposta pelo professor do curso de Direito da Fabe, Rafael Copetti, com a turma da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, integrada por acadêmicos do primeiro semestre do curso.

Tratou-se de um Júri Simulado tendo como base a obra literária "O Caso dos Exploradores de Cavernas", de autoria do jusfilósofo Lon L. Fuller (1902—1978). A obra de ficção foi publicada originalmente em 1949 e serve como material didático para apresentar aos acadêmicos diferentes pontos de vista acerca dos conflitos jurídicos. Passados vários anos, o estudo permanece atual e estimula a reflexão crítica em julgamento de casos difíceis, questões éticas e conflitos interpretativos da lei em todo o mundo.

Da leitura do texto são encontradas diferentes escolas do pensamento jurídico que são discutidas na perspectiva da Hermenêutica e Filosofia do Direito, como o juspositivismo, o jusnaturalismo, contratualismo, realismo jurídico, a relação entre o Direito e a Moral, o ativismo judicial.

A atividade, organizada em conjunto com os acadêmicos e acadêmicas, proporcionou, além da interação entre os discentes que estão iniciando o curso de Direito, uma introdução à argumentação jurídica e a discussão de aspectos técnico-jurídicos. Ainda, possibilita exercitar a expressão, a comunicação, o raciocínio e a desenvolver o senso crítico.

As alunas e os alunos fizeram o papel da acusação, defesa e júri, assim como de observação dos fundamentos e argumentação utilizados para fundamentar os diferentes pontos de vista e as decisões tomadas ao final do julgamento.

Fotos: Divulgação/Fabe