botão inscrevase aqui

Planejamento criativo e inserção nas redes sociais

OBJETIVO GERAL:

Avaliar os docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e ​​II, através das experiências das diversas áreas de conhecimento, facilitando seus saberes e fazeres ensinos pedagógicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promovendo os conhecimentos dos professores, articulados com os princípios educativos de significações e conhecimentos sólidos.

Investigando as práticas pedagógicas, problematizando nestas temáticas dos cursos.

Oportunizando momentos de aplicações metodológicas com os quais os participantes podem interagir através de suas peculiaridades.

Refletindo e dialogando em relação à complexidade dos temas selecionados.

METAS:

Aproximação entre a FABE e a comunidade de professores, advindos dos vários espaços educativos.

Construção de um espaço interativo de formação continuada na FABE com atividades regulares na área da Educação.

Possibilitando o uso de diferentes metodologias no que se refere às práticas pelos professores que serão envolvidos na proposta extensionista.

Contribuição na formação continuada de professores da Educação Básica.

Promoção de práticas interdisciplinares entre os envolvidos e as ações escolares.

JUSTIFICATIVA:

A necessidade de atualização e estudos é inerente à profissão docente, bem como a maneira de como buscamos essas questões e quanto elas impactam a profissão. Por isso, a importância em favorecer a formação constante, revisitando conceitos e concepções aprendidas em vivências profissionais torna-se uma ação fundamental.

Nessa perspectiva, a educação continuada coloca-se como uma das possibilidades de reinventar as práticas do fazer pedagógico. Ao abordar essas práticas ao universo da escola, cola-se para a democratização dos saberes, um dos pilares para a formação dos sujeitos aprendentes.

O impacto das mudanças constantes em todos os aspectos, forçam os professores a repensarem constantemente suas ações profissionais, por conta da educação integral de seus educandos. As significações e as emoções devem estar inscritas obrigatoriamente nas ações pedagógicas praticadas pela escola de hoje. Por isso as ações do projeto têm como eixo central a reflexão com base em teorias, bem como aspectos metodológicos que darão respostas para um projeto de formação qualificado.

Num momento em que tanto se repensa a escola e seus protagonistas reiteramos a importância da formação continuada construindo reflexões advindas das realidades de cada participante.

METODOLOGIA:

A proposta metodológica está articulada em dois eixos que se entrelaçam no decorrer dos encontros: vinculados ao conhecimento da realidade de cada professor e as metodologias propostas e flexíveis em toda sua abordagem. Para todas as ações será prevista a interdisciplinaridade.

A metodologia envolverá ainda os princípios da observação, do diálogo constante, e da criatividade.

AVALIAÇÃO:

A avaliação da proposta envolverá todos os participantes. É relevante que se realize um olhar para o projeto com a intenção de perceber se as metas e propostas, estão sendo vivenciadas de modo que promovem a aprendizagem e as demandas de cada participante. O diálogo e o registro serão dois princípios que acompanharão o processo avaliativo.

INVESTIMENTO: