• Direito_na_FABE

• /pos-graduacao

FABE tem curso de Direito autorizado pelo MEC

Há dois anos e meio a FABE é reconhecida como Instituição de Ensino Superior de Excelência com conceito 4 perante o MEC, em base a indicadores considerados que vão de 0 a 5. Isso é fruto de processos e trabalhos intensamente desenvolvidos em múltiplas frentes. Agora o Curso de Direito já nasce com esse conceito.

Esse conceito foi atribuído há poucos dias. Informando que nos dias 18 e 19 de setembro de 2017 a FABE recebeu a visita dos Avaliadores do Ministério da Educação que resultou na autorização do Curso de Direito, solicitado e desejado pela comunidade regional há anos e protocolado há vários meses como proposta de novo curso de Marau.
     De acordo com o Projeto Pedagógico, o Curso de Bacharelado em Direito, modalidade presencial da FABE, o formado deverá ser ”um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica. Conhecedor das bases constitutivas do Direito, crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento”. O Curso está organizado em regime semestral, com tempo mínimo de 10 semestres ou cinco anos.
     Para a Autorização, os Avaliadores do MEC verificaram e analisaram previamente (antes da visita à FABE) as informações e os documentos protocolados pela Instituição no Sistema e-MEC e as questões relevantes atinentes ao Curso de Bacharelado em Direito em avaliação. Essa análise prévia teve como embasamento o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Direito e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) protocolados pela FABE junto ao Sistema e-MEC, assim como todos os documentos necessários para esse processo.
     A avaliação consistiu na visita in loco às instalações físicas destinadas ao curso, apreciação de infraestrutura material, contatos setorizados com o corpo técnico-administrativo, reuniões com docentes, com membros da Comissão Própria de Avaliação, do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante. Na visita às instalações verificaram salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca, banheiros, sala de professores, secretaria acadêmica e outros espaços.
     Assim, pelos referenciais de qualidade requeridos na legislação vigente, nas Diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e pelo instrumento de avaliação, o Curso de Bacharelado em Direito, modalidade presencial da FABE, apresenta um perfil muito bom, de Conceito 4 (quatro), que significa, de qualidade, em expressões dos avaliadores.
     Destaca-se, dentre outros referenciais, a avaliação máxima (conceito 5) para o quadro docente, inscrito, aprovado e presente na avaliação para os dois primeiros anos do Curso. Esses professores são profissionais de variadas experiências e áreas de atuação, presentes e integrados na comunidade de Marau, atuando nas áreas jurídicas.
     A Autorização, expedida pelo Órgão máximo da Educação no Brasil, é o ato de regulamentação fundamental para a implantação do Curso de Direito pela FABE. Restam agora mais algumas etapas, como o diálogo com a OAB e a publicação no Diário Oficial da União com a Portaria de Aprovação, que seguem os trâmites próprio dessas Instituições. Esperamos logo mais poder anunciar o Vestibular e iniciar mais um desejado curso.