fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Pedagogia

Experiência com Escola Inovadora Marca o Dia do Pedagogo na FABE

No dia 20 de maio, acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade FABE participaram do workshop “Práticas Pedagógicas Inovadoras – Vivências da Escola de Ensino Fundamental da Floresta Olho da Coruja (EFOC) – Passo Fundo”. A atividade, organizada pela professora Silviani Teixeira Poma na disciplina Seminário Interdisciplinar I, foi marcada por uma imersão nas práticas educativas da EFOC, referência em metodologias ativas e ensino por projetos.

A escola, localizada em um sítio, adota uma proposta pedagógica pautada na integração com a natureza e no protagonismo estudantil, alinhada às ideias de Rousseau e Rubem Alves. Representando a instituição, participaram do encontro a diretora e professora Eliane Pereira de Oliveira, pedagoga, e o professor Claudemir de Freitas, educador físico. Ambos compartilharam experiências e metodologias que rompem com o ensino tradicional e enfatizam a construção coletiva do conhecimento.

Eliane apresentou a estrutura da escola, destacando o planejamento colaborativo, o uso de materiais naturais nas atividades e a constante avaliação das ações pedagógicas. Claudemir abordou a importância da capoeira no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, conduzindo uma dinâmica musical voltada à concentração e ao raciocínio.

A atividade também homenageou o Dia do Pedagogo, reforçando a importância da profissão e do compromisso com práticas educativas criativas, éticas e transformadoras. O momento oportunizou uma reflexão profunda sobre o papel do educador na construção de uma educação humanizadora.

Acadêmicos da disciplina de Planejamento Educacional também estiveram presentes, ampliando o escopo da vivência. O contato direto com a realidade escolar da EFOC proporcionou aos estudantes uma compreensão ampliada das possibilidades do fazer pedagógico, destacando o valor da escuta sensível, da gestão democrática e do ambiente natural como espaço formativo.

A iniciativa fortaleceu a formação docente ao conectar teoria e prática, inspirando os futuros pedagogos a atuarem com sensibilidade, responsabilidade social e inovação, elementos essenciais à construção de uma educação alinhada às necessidades contemporâneas.

Workshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_5.jpegWorkshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_4.jpegWorkshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_3.jpegWorkshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_2.jpegWorkshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_1.jpegWorkshop_Praticas_Pedagogicas_Inovadoras_6.jpeg

 

Acadêmicos de Pedagogia desenvolvem atividade sobre o ensino de Português para falantes não nativos

No dia 26 de maio, os estudantes da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia da Faculdade FABE, participaram de uma atividade prática com foco no ensino da língua portuguesa para falantes não nativos.

A proposta envolveu a utilização de diferentes ambientes da instituição como espaços de observação, diálogo e experimentação didática. A iniciativa proporcionou aos acadêmicos uma vivência concreta sobre os desafios e as possibilidades de ensinar a língua a quem está em processo de alfabetização em um novo idioma.

A atividade reforça o compromisso da FABE em formar educadores sensíveis, criativos e preparados para atuar em contextos diversos e inclusivos no campo da educação linguística.

Acadêmicos_de_Pedagogia_desenvolvem_atividade_sobre_o_ensino_de_Português_para_falantes_não_nativos_1.jpg

Acadêmicos_de_Pedagogia_desenvolvem_atividade_sobre_o_ensino_de_Português_para_falantes_não_nativos_2.jpg

ABNT em Foco: A Formatação Acadêmica na Formação de Pedagogos

Em 8 de abril de 2025, os estudantes de Pedagogia participaram de um workshop de formatação de trabalhos acadêmicos na disciplina Seminário Interdisciplinar I, ministrada pela Prof.ª Mestre Silviani Teixeira Poma. A bibliotecária da FABE, Marcieli Oliveira Silveira, explicou as principais regras da ABNT e compartilhou orientações práticas para produzir textos claros e bem estruturados.

O encontro teve como objetivo apresentar as normas de padronização e, ao mesmo tempo, despertar desde o início do curso a importância da organização, do cuidado com os detalhes e do compromisso com a qualidade acadêmica. Assim, os alunos começam a desenvolver hábitos fundamentais para a pesquisa e a redação universitárias.

Essa experiência ofereceu uma base sólida para a trajetória no ensino superior, mostrando como dominar as normas acadêmicas fortalece o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a responsabilidade na produção científica. Com essas competências, os futuros pedagogos estarão mais preparados para atuar de forma ética, responsável e transformadora na área da educação.

Formatação_de_Trabalhos_Acadêmicos_3.jpg

Formatação_de_Trabalhos_Acadêmicos_2.jpg

Formatação_de_Trabalhos_Acadêmicos_1.jpg