A INCLUSÃO NO CONTEXTO ATUAL

Autores

  • José Pretto da Silva Mestre em Administração pela UCS
  • Janice Panarotto Graduada em Administração pela Fabe Marau

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Mercado de trabalho, Inclusão na escola

Resumo

Fazendo uma breve análise em torno da pessoa com necessidades educacionais especiais, percebe-se que seu trajeto perpassa pela história da aquisição dos direitos humanos. Nas observações a esse respeito, e que já ultrapassam muitos anos, estas
pessoas sempre foram observadas como partes distintas sem nenhum envolvimento enquanto seres sociais. Porém, marcos históricos e normativos foram se constituindo à medida que o respeito ao homem, o direito à igualdade de oportunidades e a
participação na sociedade, enquanto cidadãos, faria a diferença, assim, a história tomou um novo rumo. Nos dias atuais, buscam-se espaços organizados, a partir de políticas públicas governamentais e também da sociedade civil para a inclusão, com
uma perspectiva e importância cada vez maior em atender as crescentes demandas e exigências de uma sociedade em processo de transformação para que desse modo se obtenha uma comunidade cada vez mais acolhedora, solidária e humana. O presente
artigo tem como objetivo mostrar, através da revisão bibliográfica, que existem estudos e teorias disponíveis que demonstram a possibilidade de tornar a inclusão da pessoa com deficiência, cada vez mais efetiva nas escolas regulares, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo e que estes estudos estão alinhados aos preceitos e normas nacionais e internacionais para propiciar a melhoria da qualidade de vida, aumento da empregabilidade e formação da cidadania.

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Publicado

2021-04-10