Vestibular - Redação

A partir da leitura do texto motivador e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A transformadora jornada do trabalho voluntário: impactos positivos na vida das pessoas” apresentando seu ponto de vista selecionando seus argumentos de forma organizada e coerente com o tema.

Participar de ações sociais traz muitos benefícios para seu crescimento pessoal e, claro, para a sociedade. Sabemos que a rotina das pessoas é extensa, e envolve muitas horas de trabalho, estudos, atividades de lazer, além dos cuidados com a família e a casa, mas o voluntariado pode contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais realizada.

O trabalho voluntário é um compromisso de contribuir livremente para a melhoria das condições de vida de indivíduos e comunidades. O ato de voluntariar-se não apenas representa o primeiro passo para transformar a vida de outras pessoas, mas também marca o início de uma jornada de transformação pessoal. Ao se envolver no voluntariado, indivíduos experimentam um notável crescimento pessoal em diversos aspectos.

O voluntariado propicia a chance de ampliar suas perspectivas e desenvolver novas habilidades. Isso não apenas aumenta a autoestima como também promove um senso de auto eficácia, à medida que as pessoas descobrem sua capacidade de fazer a diferença no mundo.

Além de um ambiente colaborativo, participativo, o trabalho permite que haja a construção de relacionamentos com outros colegas e os próprios beneficiários, enriquecendo a vida emocional e promovendo um sentimento de pertencimento.

O voluntariado transcende a doação de tempo; é uma jornada de crescimento pessoal e enriquecimento da alma. As pessoas que se dedicam a causas altruístas descobrem não apenas o poder de fazer a diferença na vida dos outros, mas também experimentam uma transformação profunda em si mesmas. Portanto, o voluntariado não é apenas uma contribuição para a sociedade, mas uma fonte inestimável de realização pessoal e desenvolvimento holístico. Ao abraçar o voluntariado, as pessoas não apenas impactam positivamente o mundo ao seu redor, mas também colhem os frutos de uma jornada enriquecedora e significativa.

Texto baseado em: Instituto Pensi: A transformadora jornada do trabalho voluntário: impactos positivos na vida das pessoas. Disponível em: <https://institutopensi.org.br/a-transformadora-jornada-do-trabalho-voluntario-impactos-positivos-na-vida-das > Acesso em: 14 maio 2024.