fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Graduação

botão inscreva-se aqui

O curso de Ciências Contábeis da FABE abre novas perspectivas profissionais para quem almeja uma carreira de futuro.

 

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O curso de Ciências Contábeis foi autorizado pela Portaria N. 4233 de 12 de junho de 2018 publicada no Diário Oficial da União em 13 de junho do mesmo ano.

COORDENAÇÃO:

Profa. Ma. Miriam Frosi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO GERAL:

O curso Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, FABE Marau, tem como objetivo a formação de um profissional completo e capacitado para atuar nas mais diversas áreas desta ciência, melhorando suas habilidades e desafiando-se a atuar como gestor de negócios de forma a atender as necessidades da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver, por meio de metodologias, um pensar crítico sobre os aspectos que envolvem o estudo da Ciência Contábil e sua aplicação prática na tomada
    de decisões empresariais;
  • Habilitar profissionais capazes de identificar os principais tipos de entidades públicas e privadas, empresas comerciais, empresas industriais, prestadoras
    de serviços, instituições financeiras, entre outras;
  • Executar trabalhos práticos de escrituração contábil e fiscal, elaborando e interpretando relatórios e demonstrações contábeis como, balanço
    patrimonial, demonstrativo de resultado do exercício, fluxo de caixa e outros, por meio de softwares e ferramentas tecnológicas específicas;
  • Estudar e interpretar a legislação comercial e tributária e nela exercer o planejamento tributário por meio de práticas do dia a dia.

PERFIL DO EGRESSO:

O egresso do curso de bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, FABE Marau, é o profissional que visa embasamento teórico e prático de qualidade, com postura crítica capaz de melhorar, constantemente, suas habilidades e desafios no dia a dia, com o objetivo de auxiliar as empresas na tomada de decisão.

DURAÇÃO:

8 semestres

RECURSOS DISPONÍVEIS:

A FABE é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho, na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

 

CORPO DOCENTE:

Profa. Dra. Claudia Piccolotto Concolatto

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996). Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela ULBRA (2000). Formação em Psicanálise pelo PROJETO Associação Científica de Psicanálise (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com ênfase em gestão de pessoas e relações de trabalho. Doutoranda pelo mesmo programa de pós graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Membro da comissão de Ensino do PROJETO Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Assessora acadêmica do núcleo de transmissão da psicanálise e Coordenadora do núcleo de trabalho e subjetividade do PROJETO Associação científica de psicanálise. Atua na área clínica desde 1997 em consultório particular e em consultoria na área de psicologia do trabalho. Tem publicado artigos e atua em pesquisas nos seguintes temas: relações de trabalho e subjetividade; violência no trabalho; interfaces entre psicanálise e administração. Membro do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) vinculado ao PPGA/EA/UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/0110188992302787

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 5

Prof. Me. Guilherme Pavan Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, pela Faculdade Meridional (2018). Graduado em Direito (2016), com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito à Saúde e Orçamento Público. Advogado trabalhista. Experiência em docência do Ensino Superior, núcleo de práticas jurídicas, treinamentos, implantação e suporte para programas de compliance trabalhista. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE Marau.

http://lattes.cnpq.br/6631982107745137

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 2

Profa. Ma. Janielen Pissolatto Deliberal

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2014). MBA em Gestão com ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, em andamento. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Consultora Empresarial.

http://lattes.cnpq.br/7422718362914466

jonas

Prof. Me. Jonas Balbinot

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/5693516787737194

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12 4

Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).

http://lattes.cnpq.br/1181456863935552

Prof. Me. Lucas Augusto da Silva Zolet

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, IMED (2016). Especialista em Direito Público, FDDJ (2015). Graduado em Direito, com ênfase em direito empresarial pela IMED (2013). Avaliador INEP/MEC. Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado (OAB/RS).

http://lattes.cnpq.br/7325891592510047

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 3

Prof. Esp. Márcio Antônio Ferlin

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1992) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação dos Administradores do RS (2002). Coordenador de Controles Agropecuários na BRF S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cadeia de Suprimentos, Qualidade e Produtividade, Contabilidade e Sistemas de Gestão.

http://lattes.cnpq.br/5519510986186905

Prof. Me. Marlon Bissani Cucchi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015). Possui Pós-Graduação Internacional em Administração pela School of Business Administration University of Miami (2013). Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2012). Graduado em Administração Industrial pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2010). É Administrador sob registro no CRA/RS nº 35.789 na empresa Cucchi Indústria Metalúrgica Ltda na cidade de Marau/RS.

http://lattes.cnpq.br/5555849691263987

 

Profa. Ma. Miriam Frosi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Ciências Contábeis no Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Unisinos com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnica Contábil pela Associação Cristã de Moços de Passo Fundo (ACM). Com 15 anos de experiência profissional na área de contabilidade, fiscal e recursos humanos, foco na contabilidade de empresas de lucro real. Experiência na docência do ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação por 07 anos. Atua há 05 anos como Perita Contábil - Judicial e Extrajudicial.

http://lattes.cnpq.br/1029129865437263

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 4

Profa. Ma. Priscila Battistella

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2014) e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Consultora de gestão financeira.

http://lattes.cnpq.br/5964204397314045

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12 1

Prof. Dr. Thelmo Vergara de Almeida Martins Costa

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (1990), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Agriculture, Alimentation, Biologique, environnemente et santé - AgroParisTech (2008). Atualmente é Coordenador Administrativo da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, emissões de gases-efeito estufa. Pecuária e mudanças climáticas. É consultor do SEBRAE no projeto Produção integrada de Sistemas Agropecuários. Sócio da Arhvoreplus Consultoria e Capacitação em agronegócios.

http://lattes.cnpq.br/6500433713133609

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12

Prof. Me. Vitor Paulo Ribeiro Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professor do ensino superior e consultor empresarial - Mestre em Administração - Gestão estratégica e relações com o mercado pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED - Passo Fundo/RS (2020) - Cursou MBA em Estratégia de Negócios na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2010). Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2009). Membro do Conselho Superior das Faculdades IDEAU, período 2019/2021. Atuou com consultoria e instrutoria no SEBRAE - Serviços de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do RS. Foi assessor de gabinete´- CC6 na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Foi professor - SESAT - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica e professor da Universidade de Passo Fundo - RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, empreendedorismo, gestão financeira e orçamentária, e gestão de projetos. Teve participação ativa no processo de construção do novo campus da Faculdade IDEAU em Bagé, envolvendo mais 7.300 m², entregue parcialmente em outubro de 2021. Participou ainda na gestão do Hospital Veterinário São Francisco de Bagé de propriedade da mesma faculdade com mais de 1.900 m².

http://lattes.cnpq.br/9897855876189530
Estrutura Curricular - 
 

botão inscreva-se aqui

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FABE Marau entende que o desenvolvimento de pessoas é a principal estratégia das organizações.

 

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização de funcionamento do Ministério da Educação conforme Portaria nº 137/12, publicada no DOU de 15 de agosto de 2012.

COORDENAÇÃO:  

Prof. Dr. Vítor Paulo Ribeiro Machado

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO:

Oferecer formação de qualidade, capacitando o profissional para intervir, planejar, implementar e executar práticas na área de gestão de recursos humanos, respondendo às exigências do mercado de Marau e região. Estes profissionais obtêm conhecimentos da teoria e da prática da Gestão de Recursos Humanos em termos de administração de todos os subsistemas de RH, formando um gestor com perfil inovador, empreendedor, humano, controlado, competente e comprometido com o desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Formar para atuar com princípios éticos, legais, humanistas e de responsabilidade socioambiental; 
  • Proporcionar a construção de conhecimentos que precisam elaborar, implementar e acompanhar o planejamento da gestão de recursos humanos nas organizações, no que diz respeito a: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; acompanhamento e avaliação de desempenho; benefícios e gestão de carreiras; 
  • gerenciar e operacionalizar sistemas de informação de gestão de recursos humanos; 
  • Promover a aquisição de competências que garantam o comportamento humano nos níveis individual, grupal e organizacional; 
  • Habilitar para a análise, aperfeiçoamento, sugestão e implementação de novos modelos de gestão de recursos humanos.

PERFIL DO EGRESSO:

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, que envolvem recrutamento e seleção, cargos, salários e benefícios, treinamento, desenvolvimento, gestão de carreiras, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal e sistema de informação de recursos humanos. 
Este profissional busca desenvolver competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias). A capacidade de coordenar a gestão das pessoas e a gestão do conhecimento da empresa, bem como suas implicações, são requisitos fundamentais para o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FABE deve demonstrar compreensão do meio social, político, econômico e cultural em que está inserido, atuando de forma ética, responsável e atento às metas e objetivos da empresa. Ao final do curso, poderá assumir, no mercado de trabalho, funções inerentes a sua formação, tais como Analista, Coordenador e Gerente de Recursos Humanos.

DURAÇÃO:

4 semestres

RECURSOS DISPONÍVEIS:

A FABE Marau é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

CORPO DOCENTE:

Profa. Dra. Claudia Piccolotto Concolatto

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996). Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela ULBRA (2000). Formação em Psicanálise pelo PROJETO Associação Científica de Psicanálise (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com ênfase em gestão de pessoas e relações de trabalho. Doutoranda pelo mesmo programa de pós graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Membro da comissão de Ensino do PROJETO Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Assessora acadêmica do núcleo de transmissão da psicanálise e Coordenadora do núcleo de trabalho e subjetividade do PROJETO Associação científica de psicanálise. Atua na área clínica desde 1997 em consultório particular e em consultoria na área de psicologia do trabalho. Tem publicado artigos e atua em pesquisas nos seguintes temas: relações de trabalho e subjetividade; violência no trabalho; interfaces entre psicanálise e administração. Membro do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) vinculado ao PPGA/EA/UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/0110188992302787

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 5

Prof. Me. Guilherme Pavan Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, pela Faculdade Meridional (2018). Graduado em Direito (2016), com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito à Saúde e Orçamento Público. Advogado trabalhista. Experiência em docência do Ensino Superior, núcleo de práticas jurídicas, treinamentos, implantação e suporte para programas de compliance trabalhista. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE Marau.

http://lattes.cnpq.br/6631982107745137

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 2

Profa. Ma. Janielen Pissolatto Deliberal

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2014). MBA em Gestão com ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, em andamento. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Consultora Empresarial.

http://lattes.cnpq.br/7422718362914466

jonas

Prof. Me. Jonas Balbinot

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/5693516787737194

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12 4

Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).

http://lattes.cnpq.br/1181456863935552

Prof. Me. Lucas Augusto da Silva Zolet

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, IMED (2016). Especialista em Direito Público, FDDJ (2015). Graduado em Direito, com ênfase em direito empresarial pela IMED (2013). Avaliador INEP/MEC. Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado (OAB/RS).

http://lattes.cnpq.br/7325891592510047

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 3

Prof. Esp. Márcio Antônio Ferlin

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1992) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação dos Administradores do RS (2002). Coordenador de Controles Agropecuários na BRF S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cadeia de Suprimentos, Qualidade e Produtividade, Contabilidade e Sistemas de Gestão.

http://lattes.cnpq.br/5519510986186905

Prof. Me. Marlon Bissani Cucchi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015). Possui Pós-Graduação Internacional em Administração pela School of Business Administration University of Miami (2013). Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2012). Graduado em Administração Industrial pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2010). É Administrador sob registro no CRA/RS nº 35.789 na empresa Cucchi Indústria Metalúrgica Ltda na cidade de Marau/RS.

http://lattes.cnpq.br/5555849691263987

Profa. Ma. Miriam Frosi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Ciências Contábeis no Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Unisinos com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnica Contábil pela Associação Cristã de Moços de Passo Fundo (ACM). Com 15 anos de experiência profissional na área de contabilidade, fiscal e recursos humanos, foco na contabilidade de empresas de lucro real. Experiência na docência do ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação por 07 anos. Atua há 05 anos como Perita Contábil - Judicial e Extrajudicial.

http://lattes.cnpq.br/1029129865437263

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 4

Profa. Ma. Priscila Battistella

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2014) e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Consultora de gestão financeira.

http://lattes.cnpq.br/5964204397314045

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12

Prof. Me. Vitor Paulo Ribeiro Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professor do ensino superior e consultor empresarial - Mestre em Administração - Gestão estratégica e relações com o mercado pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED - Passo Fundo/RS (2020) - Cursou MBA em Estratégia de Negócios na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2010). Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2009). Membro do Conselho Superior das Faculdades IDEAU, período 2019/2021. Atuou com consultoria e instrutoria no SEBRAE - Serviços de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do RS. Foi assessor de gabinete´- CC6 na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Foi professor - SESAT - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica e professor da Universidade de Passo Fundo - RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, empreendedorismo, gestão financeira e orçamentária, e gestão de projetos. Teve participação ativa no processo de construção do novo campus da Faculdade IDEAU em Bagé, envolvendo mais 7.300 m², entregue parcialmente em outubro de 2021. Participou ainda na gestão do Hospital Veterinário São Francisco de Bagé de propriedade da mesma faculdade com mais de 1.900 m².

http://lattes.cnpq.br/9897855876189530


 

Estrutura Curricular - Clique aqui

 

 

 botão inscreva-se aqui

A paixão pelo conhecimento promovido pelo curso de Pedagogia da FABE Marau representa os melhores diferenciais para uma atuação de destaque na sociedade:

 

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O Curso de Pedagogia da Associação Brasiliense de Educação teve sua autorização através da Portaria do Ministério da Educação nº 1017/05 publicada no DOU, em 30 de março de 2005. 

COORDENAÇÃO:

Profa. Me. Raquel Ardais Medeiros Ferlin

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar a teoria profissional e a prática nos espaços educativos formando profissionais habilitados para atuar no ensino, na organização, na elaboração de projetos educacionais e na produção e transmissão do conhecimento. A docência é a base de sua formação e identidade profissional, capacitando profissionais para atuar no magistério, planejamento, gestão educacional e na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não formais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Promover formação teórica-metodológica de qualidade no interior das relações teórico-práticas;
  • Promover a formação teórico-crítica no âmbito das possibilidades de intervenção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno;
  • Contribuir para a formação docente, como qualificação político-pedagógica e cultural;
  • Proporcionar benefícios para a prática educacional transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
  • Contribuir com a construção de uma sociedade democrática e igualitária;
  • Participação coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, com presença em diferentes contextos da prática profissional.
  • Estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade em que vivem e operam os alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.

PERFIL DO EGRESSO:

Profissional com perfil de educador crítico, transformador da realidade por meio da ação-reflexão-ação, educador facilitador do processo ensino-aprendizagem e mediador da produção científica.

DURAÇÃO: 8 semestres.

RECURSOS DISPONÍVEIS:

A FABE Marau é estruturada por três prédios com mais de 26 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com datashow fixos e smart tvs; biblioteca física e virtual com mais de 25.000 exemplares; sala de coordenação; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

CORPO DOCENTE:

Jonas

Prof. Me. Jonas Balbinot

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuou nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/5693516787737194

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.12 4

Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).

http://lattes.cnpq.br/1181456863935552

 

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.11 1

Profa. Me. Raquel Ardais Medeiros Ferlin

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006). Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2009). Mestre em Educação - Universidade de Passo Fundo-UPF. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Colégio Gabriel Taborin, Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuou principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Gestão escolar, Didática, Inclusão, Políticas Públicas e Formação de Professores.

http://lattes.cnpq.br/0732954060735056

Imagem do WhatsApp 2023 07 25 às 17.17.11 

Profa. Dra. Roberta Bassani Federizi

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutora em Letras (2017). Mestre em Educação (2008) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Arte-Educação (2000). Especialista em Arteterapia, Educação e Saúde (2002). É graduada em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas. Professora da Prefeitura Municipal de Marau, e professora do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino. Foi docente na área de educação ensino superior da FABE- Faculdade da Associação Brasiliense de Educação-Marau, no curso de Pedagogia. Professora de língua e cultura italiana no Centro de Referência da Criança e do Adolescente-AABB Comunidade-Marau.Tem experiência na área de Artes, da cultura italiana, música, educação e arteterapia. Publicou os livros: "Música folclórica italiana, cultura e identidade", "Salame: uma história de sucesso em Marau", "Frei Exupério de La Compôte:

http://lattes.cnpq.br/3728204907468202

Estrutura Curricular - Clique aqui

 

botão inscreva-se aqui

 O curso de Tecnologia em Gestão Comercial da FABE Marau é o caminho mais curto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho em constante evolução.

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação FABE Marau teve sua autorização de funcionamento do Ministério da Educação conforme Portaria nº 1021/17, publicada no DOU de 28 de setembro de 2017

COORDENAÇÃO:  

Prof. Me. Vítor Paulo Ribeiro Machado

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO:

Disponibilizar a sociedade gestores com conhecimentos e habilidades para reduzir os riscos ou controlar os resultados no campo dos negócios, através da construção de uma base sólida acadêmica e prática, no campo das ciências gerenciais e correlatas , com uma flexibilidade intelectual que permite ter sucesso num ambiente dinâmico de negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Disponibilizar informações das tendências mais procuradas dos mercados e das organizações;
  • Formar profissionais com valores éticos e competências, que lhes conduzem para uma gestão socioambiental responsável;
  • Promover a formação profissional e cidadã, com base nas exigências da sociedade;
  • Atender a demanda, oferecendo a sociedade profissional com conceitos modernos tecnológicos;
  • Incentivar a integração da instituição de ensino com as empresas;
  • Proporcionar aos acadêmicos o acesso às mais modernas técnicas de gestão;
  • Proporcionar o conhecimento de modelos de gestão no diagnóstico de vantagens e segurança para as organizações;
  • Capacitar os acadêmicos na tomada de decisões estratégicas;
  • Incentivar a prática empreendedora, estimulando a iniciativa pessoal de cada acadêmico, através da criação de espaços para a prática profissionalizante;
  • Formar profissionais capazes de desenvolver ações mercadológicas, desde a criação de produtos e serviços até as condições necessárias para sua inserção no mercado e seus processos de transferência; 
  • Oportunizar espaços para a prática profissional no sentido de aplicar conhecimentos obtidos durante o curso.

PERFIL DO EGRESSO:

O egresso possui amplo espectro de atuação no planejamento, operação, implantação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporciona maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de marketing. Sem fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de venda de serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final. Além de, ter capacidade de tomar decisões administrativas que aperfeiçoem o tempo dos executivos e melhorem o desempenho da empresa; ter facilidade de relacionamento com pessoas; ter iniciativa, ser criativo, proativo e espírito empreendedor e aprender a desenvolver trabalho em equipe.

DURAÇÃO: 4 semestres.

RECURSOS DISPONÍVEIS:

A FABE Marau é estruturada por dois prédios (A e B); 26 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática; salas de aula equipadas com Datashow fixo; biblioteca com mais de 20.000 exemplares; sala de coordenação com duas ilhas de trabalho, na qual os docentes estão dispostos em formato colaborativo; um espaço moderno para convivência; sistema de arquivamento digital; duas salas de professores; salas de direção e coordenação administrativa.

CORPO DOCENTE:

Profa. Dra. Claudia Piccolotto Concolatto

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996). Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela ULBRA (2000). Formação em Psicanálise pelo PROJETO Associação Científica de Psicanálise (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com ênfase em gestão de pessoas e relações de trabalho. Doutoranda pelo mesmo programa de pós graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação. Membro da comissão de Ensino do PROJETO Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Assessora acadêmica do núcleo de transmissão da psicanálise e Coordenadora do núcleo de trabalho e subjetividade do PROJETO Associação científica de psicanálise. Atua na área clínica desde 1997 em consultório particular e em consultoria na área de psicologia do trabalho. Tem publicado artigos e atua em pesquisas nos seguintes temas: relações de trabalho e subjetividade; violência no trabalho; interfaces entre psicanálise e administração. Membro do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) vinculado ao PPGA/EA/UFRGS.

http://lattes.cnpq.br/0110188992302787

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 5

Prof. Me. Guilherme Pavan Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, pela Faculdade Meridional (2018). Graduado em Direito (2016), com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito à Saúde e Orçamento Público. Advogado trabalhista. Experiência em docência do Ensino Superior, núcleo de práticas jurídicas, treinamentos, implantação e suporte para programas de compliance trabalhista. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE Marau.

http://lattes.cnpq.br/6631982107745137

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.59.31 1

Profa. Ma. Janielen Pissolatto Deliberal

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2014). MBA em Gestão com ênfase em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, em andamento. MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (2014). Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Consultora Empresarial.

http://lattes.cnpq.br/7422718362914466

jonas

Prof. Me. Jonas Balbinot

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em História pelo programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo - PPGH-UPF (2008). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo UPF (2005). Desenvolve pesquisas relacionadas a história política e história regional, com ênfase em relações de poder e história do Rio Grande do Sul. É professor da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ensino de História.

http://lattes.cnpq.br/5693516787737194

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12 4

Prof. Dr. Josué Rodrigues Frizon

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutor em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Mestre em Letras (Universidade de Passo Fundo, 2014); Licenciatura em Letras Português/Inglês e Literaturas (Universidade de Passo Fundo, 2009).

http://lattes.cnpq.br/1181456863935552

Prof. Me. Lucas Augusto da Silva Zolet

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Direito - Mestrado em Direito, Democracia e Sustentabilidade, IMED (2016). Especialista em Direito Público, FDDJ (2015). Graduado em Direito, com ênfase em direito empresarial pela IMED (2013). Avaliador INEP/MEC. Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul. Advogado (OAB/RS).

http://lattes.cnpq.br/7325891592510047

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 3

Prof. Esp. Márcio Antônio Ferlin

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1992) e Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação dos Administradores do RS (2002). Coordenador de Controles Agropecuários na BRF S/A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cadeia de Suprimentos, Qualidade e Produtividade, Contabilidade e Sistemas de Gestão.

http://lattes.cnpq.br/5519510986186905

Prof. Me. Marlon Bissani Cucchi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015). Possui Pós-Graduação Internacional em Administração pela School of Business Administration University of Miami (2013). Pós-Graduado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV (2012). Graduado em Administração Industrial pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2010). É Administrador sob registro no CRA/RS nº 35.789 na empresa Cucchi Indústria Metalúrgica Ltda na cidade de Marau/RS.

http://lattes.cnpq.br/5555849691263987

Profa. Ma. Miriam Frosi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestre em Ciências Contábeis no Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da Unisinos com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnica Contábil pela Associação Cristã de Moços de Passo Fundo (ACM). Com 15 anos de experiência profissional na área de contabilidade, fiscal e recursos humanos, foco na contabilidade de empresas de lucro real. Experiência na docência do ensino superior, cursos técnicos e pós-graduação por 07 anos. Atua há 05 anos como Perita Contábil - Judicial e Extrajudicial.

http://lattes.cnpq.br/1029129865437263

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.13 4

Profa. Ma. Priscila Battistella

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (2014) e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Consultora de gestão financeira.

http://lattes.cnpq.br/5964204397314045

WhatsApp Image 2023 07 25 at 17.17.12

Prof. Me. Vitor Paulo Ribeiro Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professor do ensino superior e consultor empresarial - Mestre em Administração - Gestão estratégica e relações com o mercado pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A. - IMED - Passo Fundo/RS (2020) - Cursou MBA em Estratégia de Negócios na Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2010). Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Anhanguera de Passo Fundo (2009). Membro do Conselho Superior das Faculdades IDEAU, período 2019/2021. Atuou com consultoria e instrutoria no SEBRAE - Serviços de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do RS. Foi assessor de gabinete´- CC6 na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Foi professor - SESAT - Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica e professor da Universidade de Passo Fundo - RS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, empreendedorismo, gestão financeira e orçamentária, e gestão de projetos. Teve participação ativa no processo de construção do novo campus da Faculdade IDEAU em Bagé, envolvendo mais 7.300 m², entregue parcialmente em outubro de 2021. Participou ainda na gestão do Hospital Veterinário São Francisco de Bagé de propriedade da mesma faculdade com mais de 1.900 m².

http://lattes.cnpq.br/9897855876189530

Estrutura Curricular -  Clique aqui