fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

PROGRAMA BRAÇOS ABERTOS

Projeto Libras para Todos participa de Sessão da Câmara de Vereadores

No último dia 29 de setembro, o Projeto Libras para Todos – Mãos que Comunicam participou da Sessão da Câmara de Vereadores, a convite da Coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Joseane Gasparin.

Na ocasião, Joseane utilizou a tribuna popular para explanar sobre o Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade da comunidade surda, à conscientização sobre acessibilidade e inclusão social, além da celebração da cultura surda por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data também destaca o Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09) e o Dia do Surdo (26/09).

Durante a sessão, o grupo de alunos do projeto apresentou o poema Escute com o coração. O momento contou ainda com a presença do diretor Cassiano Alberto Pertile e da professora Giovanna Daquiavon, que acompanharam os participantes.

13c53847-4c88-4e64-be53-4a587fe543bb
7f5a5b8f-4b78-4059-adf7-dabe831683b2
d189e3f0-9125-4687-9f74-3bb800e8e7a1
283c84a6-db0a-4b29-9c63-116f4b21adc2

Projeto Libras para Todos participa do 208º Fórum Estadual em Marau

No dia 24 de setembro, o Projeto Libras para Todos – Mãos que Comunicam, fruto da parceria entre a FABE e a Prefeitura de Marau, marcou presença no 208º Fórum Estadual Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul, realizado na Casa da Cultura do município.

O encontro contou com a participação do grupo de alunos surdos e ouvintes do projeto, acompanhados pela coordenadora Madeline Zancanaro e pelas professoras Monique  Reveilleau e Giovanna Dalquicon. Além de integrarem as atividades do Fórum, os estudantes tiveram um momento especial na abertura dos trabalhos do turno da tarde, quando apresentaram o poema “Escute com o coração”.

A participação no evento reforça o compromisso da FABE e da Prefeitura de Marau em promover a inclusão, acessibilidade e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrumento de comunicação e cidadania.

IMG0337
IMG0338
IMG0339
IMG0340

Capacitação empreendedora abre novas oportunidades para catadores de resíduos sólidos

Capacitação empreendedora abre novas oportunidades para catadores de resíduos sólidos

 

Na segunda-feira (04), a Faculdade FABE recebeu autoridades municipais, convidados e integrantes da comunidade para o lançamento oficial do curso de Empreendedorismo Social, promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Marau.

A iniciativa integra o projeto de Capacitação Empreendedora para Catadores de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo oferecer formação teórico-prática, voltada para o estímulo do empreendedorismo e geração de renda para participantes da rede de coleta do município.

O evento foi marcado por falas de incentivo e reconhecimento da importância da educação como ferramenta de transformação por meio da formação integral do ser humano. O diretor da FABE, professores da instituição e representantes da prefeitura reforçaram o compromisso com projetos que conectam o ensino à realidade local, contribuindo para o fortalecimento da economia e da cidadania.

Após o ato oficial de assinatura do convênio, os alunos do projeto de Capacitação Empreendedora para Catadores de Resíduos Sólidos já participaram da primeira aula do curso.

Também como parte da parceria assinada entre o poder público e a FABE Marau, entre os meses de setembro e outubro será oferecido um curso prático de corte e costura industrial. A iniciativa deste segundo curso visa qualificar e preparar pessoas para o mercado de trabalho neste setor que possui grande carência de mão-de-obra na cidade.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente e acontecerão nas dependências da FABE, com foco em conteúdos aplicáveis ao dia a dia, como noções de mercado e gestão de pequenos negócios e confecção de peças de roupas, no caso do curso de corte e costura.

As inscrições e maiores informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social, no centro de Marau.

Com mais essas ações, a FABE reafirma seu papel como agente ativo no desenvolvimento social e econômico da região.

 

Capacitaco3
Capacitaco2
Capacitaco1

 

Farmácia São João e FABE se unem em ação pelo Setembro Amarelo

Na tarde do dia 02 de setembro, a FABE esteve presente na Farmácia São João - Marau 6, para uma ação especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à valorização da vida e à conscientização sobre a importância da saúde mental.

A atividade contou com aferição gratuita de pressão arterial e teste de glicemia, além de orientações sobre os sinais de alerta relacionados à saúde mental, dicas práticas para o dia a dia e reflexões sobre o cuidado consigo e com o próximo.

De acordo com a Direção da instituição, iniciativas como essa fortalecem o compromisso da FABE em promover não apenas a formação acadêmica, mas também o bem-estar da comunidade.

A parceria reforça que falar sobre saúde mental é fundamental e que pequenas ações podem fazer grande diferença na vida das pessoas. 

São João setembro amarelo

FABE Marau e Prefeitura unem forças em projeto de Libras e imersão cultural.

projeto_Libras_e_Imersão_Cultural_para_Ouvintes_e_Não_Ouvintes_Feed.png

A Câmara de Vereadores de Marau aprovou o projeto “Libras e Imersão Cultural para Ouvintes e Não Ouvintes”, desenvolvido pela FABE em parceria com a Prefeitura Municipal de Marau. Com início previsto para os próximos dias, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da valorização da cultura surda.

O curso será gratuito e aberto à comunidade, seguindo uma estrutura pedagógica já definida. A proposta também visa capacitar profissionais para atender e interagir melhor com pessoas surdas em espaços públicos e privados.

Mais do que ensinar Libras, o projeto busca integrar surdos e ouvintes em um ambiente de aprendizado mútuo, fortalecendo a comunicação inclusiva e construindo uma base de apoio para a comunidade surda em Marau.

Como instituição de ensino e organização sem fins lucrativos, a FABE reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais acessível e igualitária. A aprovação do projeto representa um avanço significativo na consolidação da educação inclusiva no município.