fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

PROGRAMA FABE EM MOVIMENTO

Alunos exploram inovação e empreendedorismo em visita ao VOA Hub Marau

Alunos exploram inovação e empreendedorismo em visita ao VOA Hub Marau

Na última semana, os alunos da disciplina de Empreendedorismo e Inovação dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Recursos Humanos realizaram uma visita técnica ao VOA Hub Marau, o hub de inovação do município. A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência prática sobre o ecossistema de inovação, aprofundando os conhecimentos sobre novos modelos de negócios, redes de conexão entre empresas e o papel dos hubs como catalisadores do desenvolvimento empreendedor.

2025 fabe marau voa hub

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer os espaços físicos do hub, seus serviços e a estrutura que estimula a criatividade, o networking e o surgimento de novas ideias. Foram apresentados também os objetivos estratégicos do VOA, suas ações atuais e planejadas, e uma explicação clara sobre o conceito de hub de inovação, sua importância regional e impacto para o crescimento de empresas e profissionais.

A iniciativa teve como justificativa a necessidade de aproximar o conteúdo acadêmico da realidade do mercado, oferecendo uma experiência inspiradora e alinhada às tendências contemporâneas do empreendedorismo. A visita reforça a importância de ambientes colaborativos e inovadores como o VOA na formação de profissionais preparados para liderar mudanças, empreender com propósito e construir soluções para os desafios do mundo atual.

Visita Técnica ao Presídio Regional de Passo Fundo - PRPF

Na manhã de 14 de abril de 2025, acadêmicos do curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE/Marau) realizaram uma visita técnica ao Presídio Regional de Passo Fundo (PRPF).

A atividade, supervisionada pelo professor Wellington Gnoatto, teve como objetivo vivenciar na prática a realidade do sistema prisional, integrando teoria e prática no estudo do Direito Penal e da Execução Penal.

Durante a visita, os estudantes conheceram a estrutura, o funcionamento e os desafios da unidade, além de refletir sobre questões críticas e humanizadoras essenciais à formação de futuros profissionais da área jurídica.

A experiência reforçou a importância de dialogar com a realidade carcerária, contribuindo para uma visão mais ampla e socialmente responsável do Direito.

visita_técnica_presidio_passo_fundo_-_prpf.jpg

Celebração da Herança Italiana: 150 Anos de Conexão entre Marau e Isola Vicentina

Celebrando os 150 anos da imigração italiana para o Rio Grande do Sul, hoje recebemos com alegria a comitiva dos nossos irmãos de Isola Vicentina na FABE Marau.

Há um século e meio, os imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul, trazendo consigo sonhos, esperança e uma rica cultura que se entrelaçou com as tradições locais. Desde então, suas contribuições têm sido inestimáveis, moldando a identidade da região com suas festas, gastronomia e valores.

É com imenso prazer que, nesta data memorável, saudamos a comitiva de Isola Vicentina, um elo vivo que nos conecta às nossas raízes. Que essa visita reforce os laços de amizade e cooperação entre nossas cidades coirmãs, e que possamos juntos celebrar o legado de nossos antepassados, construindo um futuro ainda mais próspero e unido.

IMG_20250224_142007-EDIT.jpgIMG_20250224_141119-EDIT.jpgIMG_20250224_134707-EDIT.jpgIMG_20250224_141109-EDIT.jpgIMG_20250224_142528.jpgIMG_20250224_142418.jpgIMG_20250224_141300-EDIT.jpg

Uma Imersão que Toca os Sentidos e Transforma Vidas: Visita ao Maior Jardim Neurossensorial da América Latina

Um dia para guardar na memória (e no coração)! 

Dia 11/04 foi dia de visita ao Centro Multissensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú, e ainda estamos tentando encontrar palavras que traduzam tudo o que vivemos por lá. Que experiência incrível! 

Professores, alunos e convidados da Faculdade FABE se emocionaram com cada espaço, cada detalhe, cada propósito por trás dessa iniciativa tão sensível e necessária. A Casa do Autista é muito mais do que um centro de estímulos: é um convite à empatia, ao respeito e à verdadeira inclusão.

Ver os olhos brilhando, os sorrisos sinceros e os comentários cheios de encantamento durante a visita foi a confirmação de que esse tipo de vivência transforma — não só a nossa forma de pensar, mas também a nossa forma de sentir e agir.

É impossível sair de lá sendo a mesma pessoa. O aprendizado vai muito além da teoria — ele toca a alma.

VIAGEM_A_CASA_DO_AUTISTA_SC_4.jpgVIAGEM_A_CASA_DO_AUTISTA_SC_2.jpgVIAGEM_A_CASA_DO_AUTISTA_SC_1.jpgVIAGEM_A_CASA_DO_AUTISTA_SC_11.jpgVIAGEM_A_CASA_DO_AUTISTA_SC_10.jpg

 

 

Rede SAFA promove formação internacional em Brasília

Instigados pelos sinais dos tempos, que clamam a olhar para a criação que geme como em dores de parto (Rm 8,22), a Rede Safa promoveu entre os dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro, em Brasília, um espaço de formação e oração chamado "Encontro com Irmão Gabriel", que contou com a presença de vários Irmãos Religiosos da Sagrada Família e membros das equipes diretivas e demais representantes das obras educacionais da Rede presentes no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

A formação foi animada e conduzida pela equipe de animação/coordenação da Província Nossa Senhora da Esperança, que compreende os três países da América do Sul.
As reflexões do encontro formativo foram guiadas, principalmente, pelos apelos do Papa Francisco presentes na Encíclica Laudato Si' sobre o cuidado da casa comum e tocaram em aspectos cruciais como economia circular, ecologia integral, administração dos bens da Província, entre outros.
O Encontro com o Irmão Gabriel, além de ser um espaço formativo valioso também se constitui num grande fórum de intercâmbio de experiências entre os países onde as unidades educacionais da Rede estão presentes. Participaram pela FABE Marau Beatriz Mees, Cassiano Pertile e Josué Frizon.
Sem dúvida, espaços de diálogo significativos se abrem em todas as obras do Instituto após esse encontro.

 

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_1.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_2.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_3.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_4.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_5.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_6.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_7.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_8.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_9.jpg

ENCONTRO_EM_BRASILIA_2025_15.jpg