Como parte das ações previstas no Plano de Trabalho do projeto Libras para Todos – Mãos que Comunicam, os participantes tiveram uma imersão na cultura gaúcha durante as atividades da Semana Farroupilha. A proposta tem como objetivo oportunizar experiências culturais que fortaleçam o vínculo social e a valorização das tradições do Rio Grande do Sul.
Com quatro meses de atividades, o grupo realizou uma visita ao CTG Felipe Portinho, onde os alunos surdos participaram da preparação de um prato típico, o arroz de carreteiro, e aprenderam sobre as indumentárias tradicionais da prenda e do peão. Além disso, conheceram os oito símbolos oficiais do Estado e puderam degustar o prato preparado, vivenciando momentos de integração e troca.
A visita também incluiu um passeio pelas dependências do CTG e a apreciação de apresentações culturais, como chula e boleadeiras, reforçando o aprendizado sobre as expressões artísticas gaúchas.
Mais ações como essa serão promovidas ao longo do projeto, em diferentes espaços, com o propósito de ampliar o repertório cultural dos participantes e fortalecer a inclusão social e cultural da comunidade surda.



