Incentivo a pesquisa desde os primeiros semestres

Na segunda-feira, dia 26 de junho, no auditório do prédio B, aconteceu o fechamento de um projeto que têm como objetivo inserir os alunos no mundo da pesquisa. Este foi um projeto desenvolvido pelo Prof. Me. Marlon Cucchi na disciplina de Introdução à Metodologia e Prática de Pesquisa. Esta é uma disciplina que acontece nos níveis inicias, ou seja, no ingresso do aluno no ensino superior em todos os cursos da IES. O projeto desafiou os alunos a construírem seu primeiro artigo cientifico. Falar sobre ciência, metodologia, normas de formatação pode parecer muito difícil e assustar em um primeiro momento. Por meio da metodologia “aprender fazendo”, neste projeto, foi possível abordar todos estas temáticas na prática. Além disso, a disciplina orienta como devem ser apresentados e as fontes que devem ser buscadas nos trabalhos de cunho acadêmico. Para fechar o projeto, aconteceram as apresentações dos artigos, o que proporcionou aos alunos uma experiência de evento científico. As apresentações aconteceram de forma oral em formato de apresentação com a ferramenta Power Pointâ e em formato de banner. Para avaliar os trabalhos foi convidado o Diretor Prof. Dr. Edemilson Brandão e as Coordenadoras Profª. Dra. Roberta Federizzi e Profª. Ma. Raquel Ferlin. Este é um dos diferenciais da FABE, provocar os seus alunos a gostarem de pesquisa e se tornarem futuros cientistas.