Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos devem estar de acordo com as recomendações descritas a seguir. Somente serão encaminhados ao sistema de avaliação os trabalhos que atendam as normas apresentadas e que sejam submetidos por meio do sistema de submissões online.

ORIGINALIDADE DO TRABALHO

1. O texto deve ser original e inédito (nacional ou internacionalmente), não estando em processo de avaliação em outros periódicos.

2. Trabalhos publicados em Anais de Congressos, Eventos ou Seminários Acadêmicos serão aceitos para publicação desde que fiquem evidenciadas as alterações realizadas no trabalho publicado originalmente, oriundas das considerações / avaliação realizada no momento da apresentação do trabalho. Neste caso, o artigo ou relato de experiência já publicado deve ser enviado como “documento suplementar” no momento da submissão do trabalho para a PRAXIS.

QUANTIDADE DE SUBMISSÕES

3. A quantidade máxima de trabalhos envidados por cada autor é de duas submissões por ano (independente da ordem de autoria de cada trabalho).

4. É permitida a submissão de trabalho rejeitado em envio anterior desde que em versão modificada, considerando o parecer dos avaliadores.

DEFINIÇÕES SOBRE AUTORES

5. A PRAXIS aceita trabalhos com, no máximo, 3 autores.

6. Não serão aceitas alterações na autoria e coautoria dos trabalhos depois de concluída a submissão (tais quais: alteração da ordem de autoria, inclusão ou remoção de autores).

7. O trabalho submetido não deve conter qualquer identificação de autoria (autor ou coautores). Caso seja possível identificar a autoria do trabalho no texto submetido o mesmo será arquivado.

8. Os dados de identificação dos autores deverão ser informados na plataforma no momento do envio dos trabalhos, contemplando o nome completo do(a) autor(a), a formação acadêmica, a(s) instituição(ões) de vínculo, o e-mail, ORCID e endereço. A ordem de autoria será considerada com base na ordem de inserção dos(as) autores(as) na plataforma da revista não podendo ser alterada após a submissão.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TEXTO

9. Em relação à formatação do texto, devem ser observadas as seguintes normas:

  • Editor de texto: Microsoft Word (formatos doc ou docx), OpenOffice ou RTF.
  • Tamanho do papel: A4.
  • Margens: superior e esquerda = 3cm; inferior e direita =2cm.
  • Fonte: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações, tabelas e quadros.
  • Espaçamento entre linhas 1,5, sem espaçamentos entre os parágrafos e com recuo da primeira linha de 1,25.
  • Paginação identificada em todas as páginas, no canto superior direito.

10. O trabalho deve manter entre 12 e 20 páginas, incluindo todos os elementos pré e pós-textuais (título, resumos, palavras chave, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, entre outros).

11. A formatação dos documentos seguirá as orientações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sugere-se a consulta das seguintes normas:

  • ABNT NBR 14724:2011 – Normas para a apresentação de trabalhos acadêmicos.
  • ABNT NBR 6022:2018 – Normas para a apresentação de artigos científicos.
  • ABNT NBR 10520:2002 – Normas para a apresentação de citações.
  • ABNT NBR 6023:2018 – Normas para a apresentação das referências.
  • ABNT NBR 6028:2003 – Normas para a apresentação de resumo e abstract.

ESTRUTURA DOS TRABALHOS

12. Elementos pré-textuais: A primeira página inicia com o seguinte conteúdo:

  • Título do trabalho no idioma original (em negrito, centralizado, somente inicial e nomes próprios em letra maiúscula);
  • Resumo: escrito em um único parágrafo, em no máximo 250 palavras, apresentando o objetivo do trabalho, a abordagem metodológica, os resultados e as conclusões;
  • Palavras-chave: de três a cinco palavras-chaves (com inicial em maiúscula, separadas por ponto);
  • Título, resumo e palavras-chave traduzidos para o inglês, em caso de trabalho escrito em português;
  • Título, resumo e palavras-chave traduzidos para o português, em caso de trabalho escrito em inglês;
  • Título, resumo e palavras-chave traduzidos para o inglês, em caso de trabalho escrito em espanhol.

13. Elementos textuais: O texto do trabalho, apresentado logo após as palavras-chave, sem a inserção de nova página, deve priorizar a introdução, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos, os resultados e análise, as considerações finais e as referências.

  • As citações apresentadas no corpo do texto deverão incluir o sobrenome do autor, a data de publicação e, no caso de citação direta, o número da página, conforme ABNT NBR 10520:2002.
  • Deve-se evitar o uso excessivo de notas de rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente no texto e apresentadas no rodapé das referidas páginas.
  • As figuras, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e devem ser inseridos no texto no local adequado para sua apresentação. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.

14. Elementos pós-textuais: Apresentar a lista de referências:

  • As referências deverão ser apresentadas no final do texto, em uma lista em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2018. Deve-se apresentar nas referências somente as obras citadas no corpo do texto. Deve-se informar o DOI e as URLs para acesso às referências, seguidas da data de acesso.

15. É de responsabilidade do(s) autor(es) as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação. A correção, a criatividade na abordagem do texto, a clareza e correção da linguagem, a pertinência do estilo de redação, entre outros também são critérios de análise para a elaboração do parecer dos avaliadores.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.