Sobre a Revista
A Revista Praxis é uma publicação da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE). Tem como objetivo privilegiar a exposição de artigos que suscitam a necessidade de reflexão, frente aos desafios a serem enfrentados pelos diversos profissionais da área educacional.
Edição Atual

A revista Praxis, do Curso de Pedagogia da FABE, que ora vem a lume, coloca em cena o mundo contemporâneo na perspectiva dos seus desafios para a educação. Os últimos anos evidenciam um novo mundo, uma nova sociedade, novas concepções de homem, novos sistemas de conhecimento. Este universo de temáticas converge na necessidade de construção de novos métodos de educação.
A revista agora publicada apresenta uma variedade de temáticas resultantes dos desafios epistemológicos e pedagógicos da atualidade. Nas diferentes abordagens há conceitos e estruturas argumentativas que entrelaçam os textos por dentro na condição de uma lógica imanente caraterizada como uma sistemática de interdisciplinaridade. Entre os textos apresentados há uma intercomunicação de conceitos, de temáticas, de raciocínios e de métodos de forma a caracterizar uma unidade epistemológica ampla. Ademais, além da interconexão interna entre os artigos, é possível identificar um sentido amplo de uma razão universal que compenetra de fora para dentro, um círculo de um sistema conceitual que atravessa transversalmente os artigos e expõe um sentido universal. Entre a complexidade interna dos artigos que se encaixam sistematicamente e a universalidade da razão que os circunscreve como um universo de significatividade racional resulta o círculo epistemológico completo
da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Porém, estes aspectos não estão escritos. Estão escritos os textos dos artigos em sua singularidade. A leitura dos textos exige por parte do leitor a interpretação da noção universal que ultrapassa os textos. Aliás, uma dupla noção de universalidade e sistematicidade ultrapassa os textos, por um lado, a transversalidade textual e, por outro, o contexto histórico mais amplo da atualidade.