GARATUJAS, EVOLUÇÃO GRÁFICA E LETRAMENTO

Autores

  • Roberta Bassani Federizzi Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Rosimar Cunha Graduada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE

Palavras-chave:

Educação infantil, Escrita, Garatuja

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo que objetiva compreender a importância da garatuja no processo de aprendizagem na educação infantil, bem como analisar se garatujar auxilia na aquisição e no desenvolvimento da escrita. Numa pesquisa de campo, feita em turmas de maternal e jardim em duas EMEIs1 da cidade de Marau-RS, observou-se atividades embasadas nas garatujas e registrou-se em diário de campo. Utilizou-se de entrevista estruturada respondida por professoras
que atuam tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, procurando evidenciar a importância da garatuja nestas duas etapas de escolarização, sendo que garatujar promove um importante suporte a sua futura escrita e letramento. A pesquisa bibliográfica foi embasada em autores afins à área educacional. Este estudo busca contribuir para o meio educacional e à prática pedagógica dos educadores, evidenciando que desenhos estereotipados privam a imaginação e bloqueiam a expressão criadora, assim as garatujas devem ser cada vez mais estimuladas, bem como o incentivo à sua prática.

Downloads

Publicado

2021-04-17