fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Pastoral Acadêmica

fraternidadeFRATERNIDADE NAZARENA - MARAU-RS

A Pastoral está presente na Faculdade da Associação Brasiliense de Educação através do grupo de Fraternidade Nazarena de Marau-RS, formado por membros da FABE e do Colégio Gabriel Taborin que se encontram mensalmente, para momento de oração, reflexão, assim como para organizar e realizar ações sociais na comunidade.

Dentre as inúmeras atividades realizadas pelo grupo de Fraternidade Nazarena de Marau-RS, este ano de 2023, no  Dia da Soliedariedade e como parte da Semana Santa está a doação de lençóis usados e de produtos de higiene pessoal, para o Lar do Idoso Vô Elídio. Foi um momento onde o grupo rezou e cantou com os idosos, levando um pouco de amor e soliedariedade.

Os princípios da Pastoral ligados as carisma e ideais do Ir. Gabriel Taborin, como solidariedade e simplicidade estão presentes nos diversos cursos de Graduação e Pós-Gradação oferecidos pela FABE Marau, através de disciplinas que buscam, em variadas atividades realizadas ao longo dos períodos letivos, envolver a comunidade acadêmica na Formação de Leitores em uma perspectiva mais ampla que voltada à leitura de mundo e das diferentes realidades que nos cercam.

O objetivo, enquanto Instituição de Ensino Superior, é que em todos os momentos a nossa comunidade acadêmica se envolvam e ações de voluntariado e solidariedade e, que além dos conteúdos, possam ler o mundo e serem cidadãos sensíveis às causas sociais sobretudo de grupos com mais fragilidades de nossa sociedade.

Além da formação acadêmica, temos o dever de formar profissionais humanizados, alinhados ao carisma e aos ideais do Ir. Gabriel Taborin. Para tanto, nos engajamos em campanhas em favor de comunidades carentes que vão, desde o recolhimento e doação de agasalhos, doação de alimentos, participação na “Campanha do Bem”, campanha “AUmigos”, voltada a causa animal, entre outras ações comunitárias que envolvem diretamente cerca de 170 alunos, além dos integrantes da Fraternidade Nazarena. 

A Pastoral da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação realiza ações alinhadas com diferentes seguimentos da comunidade sempre em parceria com a instituições e grupos organizados da sociedade marauense.

Sabemos que muitas outras ações poderiam ser realizadas, mas também entendemos que é dando pequenos passos que alcançaremos os sonhos idealizados pelo Irmão Gabriel Taborin.

Os irmãos da Sagrada Família, professores, funcionários, alunos e membros da Fraternidade Nazarena, têm participado de modo ativo na confecção de tapetes durante a celebração de Corpus Christi em Marau-RS. A atividade, permeada pela ação colaborativa de muitos integrantes, ocorre tendo como objetivo representar tanto a Faculdade da Associação Brasiliense de Educaçã - FABE Marau, quanto o Colégio Gabriel Taborin neste momento de grande manifestação de fé cristã. Além de professar sua fé, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de exercer os princípios da religiosidade cristã através da arte enquanto expressão da criatividade coletiva. Ações como essas também destacam o objetivo de anunciar e fomentar o carisma do Ir. Gabriel Taborin na comunidade.     

Todas as ações de voluntariado e solidariedade, de fé e amor ao próximo, da Pastoral da FABE constituem importantes momentos de reflexão, de soliedariedade, de irmandade e de confraternização entre os diferentes grupos e segmentos que formam os dois estabelecimentos de ensino da Rede SAFA em Marau.        

A Pastoral da FABE atua também juntamente com o Colégio Gabriel Taborin em celebrações organizadas  bimestralmente na Igreja Matriz Cristo Rei por entender que devemos estar cada vez mais presentes e participar da vida espiritual da comunidade na qual estamos inseridos.

 Membros da Fraternidade Nazarena de Marau - RS

  • Ir. Jorge Wohlfart 
  • Ir. Ricardo Schulz
  • Beatriz Mees
  • Miriam Pressi
  • Maria Angelica Albuquerque
  • Ana Beatriz Mees Hermes
  • Kely Sampaio
  • Josué Frizon
  • Lisiane Bordin
  • Camila Maurina
  • Franciele Grando
  • Marta Rosangela
  • Claudia Tesser

fraternidade1

Ações realizadas pela Fraternidade Nazarena de Marau - RS

 Dia da Solidariedade: Lar do Idoso Vô Elídio.

Pastoral Acadêmica - Arquivos para download