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Pedagogia

GRADE E CORPO DOCENTE

 

Coordenadora: Me. Raquel A. M. Ferlin

 

O projeto do Curso de Pedagogia - Licenciatura foi elaborado de acordo com as necessidades legais de transformação do curso Normal Superior até então autorizado para funcionamento na FABE; das novas orientações, como a Resolução nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - licenciatura que aplicam-se á formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, do decreto nº 3.276/06/12/1999 que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e nos Pareceres nº 05/2005 e 03/2006 e na Resolução nº 01/1999. O Curso de Pedagogia da FABE, visando sempre formar profissionais com um novo perfil de qualificação, dotado de conhecimentos diferenciados, introduz na sua grade curricular, disciplinas no foco empresarial. Contudo, como todo Curso de Pedagogia, o foco principal é educacional, na formação de docentes para atuar no âmbito educacional. Porém, nosso acadêmico é contemplado com as disciplinas e o conhecimento também na Pedagogia Empresarial. Disciplinas estas que ocorrem em diferentes semestres do Curso. As parcerias firmadas com o poder público municipal e, posteriormente, com a iniciativa privada da região, destacarão o papel do Pedagogo no meio empresarial. Representa um novo espaço no mercado de trabalho cuja demanda é potencial e crescente. Desempenhará um papel fundamental de exercício pleno da Pedagogia, no que se refere à vivência empresarial. 

  • Identificação do Curso: PEDAGOGIA - LICENCIATURA 
  • Atos Legais: Portaria do Ministério da Educação nº 1017 para autorização de funcionamento do Curso de Pedagogia, publicado no Diário Oficial da União, em de 30 de março de 2005. *Início de funcionamento:em 29 de julho de 2005, segundo semestre.
  • Titulação: o acadêmico ao concluir o curso de receberá o diploma de licenciado em Pedagogia.
  • Turno: noturno.
  • Regime do curso: semestral - 8 semestres
  • Carga horária total: 3.600 horas.
  • Número de créditos total: total de 175 créditos
  • Duração máxima do curso: 12 semestres
  • Duração mínima do curso: 08 semestres

 

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Objetivos

Possibilitar ao profissional teoria e prática nos espaços educativos formando profissionais habilitados para atuar no ensino, na organização, na elaboração de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento. A docência é a base de sua formação e identidade profissional, capacitando profissionais para atuar no magistério, planejamento, gestão educacional e na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não-formais.

O objetivo é oportunizar e aprofundar a reflexão do professor   como construtor e mediador da educação básica, tendo em vista os avanços dessa área para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, buscando promover a formação de profissionais com habilitação em nível de graduação plena.

 

Objetivos Específicos

O referido Curso, propõe-se ainda:

  • Promover formação teórico-metodológica de qualidade no interior das relações teórico-práticas;
  • Promover formação teórico-crítica no âmbito das possibilidades de intervenção professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno;
  • Contribuir para a formação docente, como qualificação político-pedagógica e cultural;
  • Fornecer subsídios para a prática educativa transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
  • Contribuir com a construção de uma sociedade democrática e igualitária;
  • Compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino, e atuar sobre ele;
  • Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política, social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional.
  • Estabelecer relações de parceria e colaboração com a comunidade em que vivem e atuam os alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola.

 

Seleção de Aluno Ingressante

Os alunos podem  ingressar de três formas distintas:

  • Processo Seletivo Único: realizado em julho e dezembro, desde que comprovando a conclusão do Ensino Médio por meio de Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Curso;
  • Ingresso Extra: processo seletivo - desde que haja vaga no Curso, respeitada a lei, para portadores de diploma de Curso Superior;
  • Transferência: a matrícula feita dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico da Faculdade se houver vaga.

 

Perfil do Egresso

Possibilidades no mercado de trabalho

O egresso do Curso Pedagogia-Licenciatura da FABE poderá atuar no exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O acadêmico do Curso de Pedagogia da FABE é contemplado com disciplinas no foco empresarial.

 

 

Competências, Habilidades e Atitudes

Eixos temáticos

Estágio

Manual de estágio

 

Professores

Corpo Docente 2016/02

 

Grade Curricular

Grade Curricular 2016/02

 

Programação

Programa do Curso 2016/02

 

Revista Praxis

Edital

 

Agenda da Fabe

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