fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Conteúdo Estático

braços

PROGRAMA BRAÇOS ABERTOS

O Programa BRAÇOS ABERTOS objetiva formar indivíduos comprometidos com a construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável, incentivando a adesão solidária de toda comunidade acadêmica no auxílio a pessoas e o cuidado com os animais, através do voluntariado em iniciativas, projetos e programas sociais.

 Objetivo geral: 

Incentivar iniciativas voltadas à formação de indivíduos comprometidos com a construção de um mundo mais justo, pacífico e sustentável

Objetivos Específicos:

  • Relacionar os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os compromissos reforçados no Pacto Educativo Global ao carisma do Ir. Gabriel Taborin, fundador da Congregação dos Irmãos da Sagrada Família não se refere a práticas de voluntariado e ações de solidariedade voltadas para realização de obras sociais nas comunidades assistidas pela FABE Marau;
  • Fomentar o voluntariado e ações de solidariedade na comunidade acadêmica favorecendo a criação e participação de todos em projetos sociais nas comunidades alcançadas pela FABE Marau;
  • Institucionalizar a participação de professores, acadêmicos e colaboradores da FABE Marau em ações, projetos e programas sociais nos documentos oficiais da Instituição.
  • Divulgar nas redes sociais e no site da FABE Marau iniciativas e projetos de cunho social promovidos ou apoiados pela Instituição;
  • Envolver os diferentes cursos e ações de extensão promovidos pela FABE Marau em campanhas sociais em nível municipal, regional, estadual e federal;

Ações realizadas:

 

 

 

Reinvente sua carreira com a Pós-graduação da FABE

Com os cursos de pós-graduação da FABE, em constante evolução, você vai estar à frente na sua carreira, adquirir novos conhecimentos e se especializar cada vez mais em sistemas e processos da sua área de atuação, contribuindo para o seu crescimento profissional.

card psicopedagogia pscard gestao e liderança pós final



Todos os eventos promovidos da instituição estão à disposição da comunidade externa. Desta maneira, é uma excelente oportunidade para os egressos manterem-se atualizados, visto que as ofertas dos eventos institucionais abrangem aspectos da formação geral e específica das diversas áreas do conhecimento.

 

artigo egressos 2

Notícias da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação.

artigo egressos 3

O perfil dos egressos da Fabe contempla duas dimensões constitutivas do desenvolvimento do ser humano historicamente afirmadas como vigas mestras de todo o processo educativo. Do ponto de vista do conhecimento filosófico e da História da Filosofia, os dois saberes filosóficos atravessam os tempos e a construção dos conhecimentos na condição de fios condutores ao redor dos quais gira todo o conhecimento e orientam as práticas. Trata-se da epistemologia e da ética. A primeira trata da estruturação do conhecimento filosófico universal, não como uma filosofia transcendental apriorística e imutável, mas como um processo histórico e sistemático de construção do saber filosófico esboçado nos sistemas filosóficos esboçados ao longo do tempo em sínteses cada vez mais amplas e complexas. A segunda trata da liberdade e da autodeterminação do ser humano na condição de um saber eminentemente prático e como base para a construção de instituições e de relações sociais eticamente configuradas.


Na composição do perfil dos egressos é levado em consideração a formação de habilidades cognitivas necessárias para a o exercício da profissão e para a consolidação de um perfil do saber. Radicado na Epistemologia Filosófica, todos os saberes estão pressupostos num conhecimento fundamental intrínseco à particularidade do conhecimento, mas transcendente pela universalidade filosófica. A Ética Filosófica, na condição de um saber eminentemente prático, estende-se para as éticas dos saberes particulares e para o existir prático do cidadão. No perfil dos docentes constam também princípios éticos em forma de atitudes para a convivência social. No presente Plano de Desenvolvimento Institucional, a Epistemologia e a Ética estão conjugadas num mesmo horizonte de princípios.


Os princípios gerais norteadores do perfil do egresso são a formação integral humanística. A formação humanística indica o caráter de não equivalência e de incomparabilidade do homem em relação às coisas e objetos intercambiados por valores de padrão econômico. O homem não é comparável às coisas e não pode ser instrumentalizado. Daí porque a formação humanística caracteriza o processo de humanização enquanto formação integral. Esta é compreendida na acepção epistemológica de conhecimento sistemático do mundo no seu sentido polissêmico, para além do caráter fragmentário de um objeto isolado ou de uma disciplina. A ética é outra dimensão da formação humanística integral ao comportar um compromisso do sujeito com toda a humanidade.


Como caracterização geral do perfil dos egressos, a criatividade no desenvolvimento das competências, tanto pedagógicas quanto empresariais, é de fundamental importância. A Instituição de Educação Superior não transmitirá conhecimentos prontos e não dará receitas consolidadas para a educação e a economia. O processo formativo conduzirá o formando a dar respostas criativas, a problematizar e resolver problemas, ao desenvolvimento de ações adequadas ao mundo em permanente processo de transformação.