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Conteúdo Estático

O Centro Empresarial da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE, foi criado em 2005 como um centro de apoio a micro, pequenas e médias empresas, com o propósito de atender empresários e futuros empreendedores que buscam orientações para os seus negócios, sejam eles já estabelecidos ou em fase de estudo e implementação.

O Centro Empresarial auxilia também profissionais liberais no processo de abertura e formalização como Micro-Empreendedor Individual - MEI.

Selo diamante Centro Empresarial

 SEJA UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO - INFORME-SE!

  • Otimize suas ideias;
  • Desenvolva estratégias;
  • Estude o mercado;
  • Acompanhe as tendências.

O Centro Empresarial da FABE pode ajudar o pequeno e micro-empresário com:  

  • Análise de viabilidade, plano de negócios e estudo de mercado;
  • Formação de preços e custos;
  • Desenvolvimento comercial, marketing, mídias digitais e negociação;
  • Gestão de pessoas;
  • Treinamento e desenvolvimento de setores empresariais;
  • Formalização da empresa como Micro-Empreendedor Individual - MEI.

 

Horário de atendimento:

  • Atendimento Presencial: Segunda à sexta-feira em horário comercial (7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30)
  • Atendimento on-line através do WhatsApp (54) 98433-6794

Se você já é empreendedor ou gostaria de abrir um próprio negócio,  entre em contato com o Centro Empresarial da FABE

 (54) 98433-6794 (Whatsapp)

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Equipe técnica:

Prof. Me. Vitor Paulo Ribeiro Machado

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bacharel em Administração - Habilitação em Comércio Exterior, mestrado em Administração, MBA em Estratégia de Negócios.

kely Kely Cristina Sampaio

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bacharel em Administração de Empresa, pós-graduação em Gestão Estratégica de Custos 

Programas de Governo que o Centro Empresarial atua:

Selo diamante Centro Empresarial

 Notícias do Centro Empresarial:

As revistas da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE buscam dissiminar o conhecimento científico de forma democrática na medida em que se consolida como um espaço para que pesquisadores convidados, docentes e discentes possam participar com a divulgação de seus artigos científicos e relatos de experiências.   

Revistas institucionais         

 innovare Innovare 2015 - ISSN 2525-4308    

 praxisPraxis 2015 - ISSN 2525-4316

  direito Revista Direito FABE - Primeira edição

“Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem em bens para a humanidade e comunicar o saber por meio do ensino formal, de publicações e ou outras formas de comunicação” está entre os objetivos da FABE. E ainda uma de suas diretrizes diz que o “Centro de Pesquisa”, tem como metas iniciar a produção científica de alunos e docentes, e as ações de incentivo à produção científica, a definição das linhas de pesquisa, a implementação e apoio aos pesquisadores.

Assim, rumando para a obtenção de concretização destes objetivos, o Núcleo de Pesquisa da FABE é aprovado pela equipe diretiva e professores, como um espaço dentro da instituição, que tem na essência de seu pensamento e trabalho um sério olhar voltado à pesquisa ética e de qualidade e as futuras publicações provenientes da organização deste núcleo.

O Núcleo de pesquisa da FABE propõem:

1 Nome do Núcleo de Pesquisa: Educação e Interdisciplinaridade

2 Composição do Núcleo

2.1 Coordenador - Prof. Dr. João Alberto Wohlfart

Rua José Posser, 275

99.150-000- Marau-RS.

Fone: (54)3342-2246

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2.2 Corpo permanente - Prof. Ms. Roberta Bassani Federizzi e Prof. Ms. José Pretto da Silva

3. Formação do núcleo

3.1 Justificativa

Cada vez mais as universidades e faculdades brasileiras se organizam como centros de produção científica e intelectual, condição necessária para progresso científico. Com objetivo de participar desse avanço, a FABE implantou o núcleo de pesquisa onde faz referência à necessidade de discutir, fomentar, sistematizar e produzir conhecimento entre um grupo pensante sobre assuntos relevantes nas áreas das ciências sociais, humanas e econômicas, envolvendo o corpo docente, discente, pesquisadores externos e convidados que contemplem a importância da pesquisa, bem como a publicação das mesmas. As linhas de pesquisa  estão embasadas num pensamento filosófico, onde são discutidos temas nas áreas das ciências sociais, humanas e econômicas, debatidos assuntos da atualidade, procurando evidenciar o contexto sócio-cultural e econômico da cidade de Marau, comunidade em processo de pujante desenvolvimento produtivo e comercial, mostrando a realidade local como espaço que ganha visibilidade, mas que tem particularidades próprias, também evidenciando municípios da região.

Aprender a pensar encontra-se hoje diante de enorme desafio: a superespecialização, que fragmenta os conhecimentos de tal maneira que se perde a noção de conjunto. É a conhecida imagem de quem se detém na observação de uma árvore e não vê a floresta. Saber pensar é precisamente situar os problemas, as realidades em seus contextos. E estes contextos, por sua vez, em contextos maiores até chegar ao contexto planetário. Se não chegarmos até lá, de fato não pensaremos o problema em sua verdadeira realidade (João Batista Libânio, 2001, p. 47).

O núcleo de pesquisa da FABE promove a sistematização do conhecimento sobre a realidade social, econômica, educacional, cultural, religiosa, entre outras, inserindo professores pesquisadores, acadêmicos (tanto da graduação como da pós graduação) congregados em torno de pesquisa e na discussão da realidade, especialmente da cidade de Marau, incluindo características sociais e culturais locais, regionais e ou nacionais. Estrutura e coordena atividades de pesquisa, objetivando a formação de recursos humanos embasados nos princípios da ética e cidadania, através da produção científica e a divulgação de seus resultados, de ampla relevância.

3.2 Objetivos e metas anuais

3.2.1 Objetivo Geral

O Núcleo de pesquisa propõe a construção de um espaço para a análise, discussão, produção e publicação de conhecimento científico, contemplando basicamente as áreas das ciências sociais, humanas e econômicas, embasadas num pensamento filosófico.

3.2.2 Objetivos específicos

- Estimular a formação de grupos de pesquisa, com temas de interesse nas áreas das ciências sociais, humanas e econômicas, promovendo uma investigação de qualidade que contemple assuntos de relevância à instituição e à sociedade marauense e regional; 

- Formular uma metodologia de trabalho a partir de parcerias formatadas com outros núcleos de pesquisa, com organizações públicas e a sociedade;

- Promover a publicação, socialização e a divulgação interna e externa da pesquisa científica produzida pela instituição; 

- Articular acordos de cooperação nacionais e internacionais, visando aprimorar a qualidade da pesquisa e a formação continuada.

3.3 Linhas de pesquisa 

As linhas de pesquisa têm como base assuntos relacionados às áreas específicas de cada curso, devendo apresentar relevância teórica e ou prática para a construção do conhecimento.

FILOSOFIA 

Filosofia e Educação - Promove projetos de pesquisa numa perspectiva filosófica, nas temáticas educacionais, inserindo elementos do campo educacional, elencando tanto a teoria como as manifestações histórico-culturais. Serão pontuados trabalhos investigativos que discutam os aspectos lógicos, epistemológicos, éticos, estéticos, políticos e práticas educativas. Uma composição sintética entre filosofia e educação aponta para uma perspectiva dialética interacionista de totalidade antropológica que integra a dimensão estrutural da corporeidade, do sentimento e do psiquismo, do espírito e do pensamento correlacionados com as dimensões relacionais da natureza, do cosmos, da sociedade e da história.

Filosofia e Administração - A filosofia e a administração interagem a partir do ponto de vista teórico e prático. Do ponto de vista teórico, a filosofia formula sistemas de ideias e de argumentos constitutivos de teorias e concepções filosóficas globais. Isto traduzido para o campo da administração, a filosofia identifica a racionalidade imanente aos processos econômicos, sistemas produtivos e produtividade global articulados por uma administração racionalmente conduzida. Do ponto de vista prático, a ética filosófica é sistematicamente ancorada na liberdade humana enquanto o homem é sujeito de suas ações na incondicionalidade de sua dignidade, jamais transformada em meio de troca por mercadorias ou dinheiro. No contexto atual da administração e da vida das empresas, o ser humano deve ser valorizado e as suas capacidades direcionadas para a efetivação das relações humanas e na produtividade inspirada no homem-sujeito.

PEDAGOGIA

Linguagens, TICS (Tecnologias da informação e comunicação) e processos de ensino-aprendizagem: Estimula as investigações de metodologias, práticas educativas e processos de ensino-aprendizagem voltados para a produção do conhecimento nos campos das ciências sociais e humanas, da saúde e das ciências exatas e da natureza. Promove a inserção da pesquisa das mais diferentes linguagens (escrita, artística, musical, étnica, social, tecnológica, entre outras) embasadas nas vivências dos sujeitos e na promoção dos processos educativos, incorporando o contexto sócio-cultural; em projetos de educação desde educação infantil ao ensino fundamental. Podendo contemplar a educação de maneira formal, informal e não formal.

Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão: Pesquisas voltadas ao planejamento e gestão dos sistemas de ensino, planos, programas e projetos. Atuação das esferas governamentais: Nação, Estado e Município nos programas da educação. Investiga também a formação dos professores, profissionalização e representação social.

ADMINISTRAÇÃO

Desenvolvimento Gerencial: papéis e habilidades gerenciais; comunicação na organização; fundamentos de liderança; objetivos e planejamento organizacionais; tomada de decisão gerencial; controles administrativos; processos de qualidade; desenvolvimento tecnológico; administração pública e gestão social; relação empresarial e aspectos sócio-ambientais correlacionados; gestão em recursos humanos.

Administração de serviços específicos de apoio à produção: Desenvolvimento de estratégias econômicas e mercadológicas e suas relações com a realidade local, nacional e internacional; serviços de gestão de processos; pesquisa e desenvolvimento de produtos; serviço de processamento de dados; estratégias de marketing; segurança e saúde no trabalho, gestão do agronegocio9; empreendedorismo e inovação; gestão de operações e logística; redes de cooperação.

3.4 Interação com outras instituições no país e no exterior 

O Núcleo de pesquisa da FABE promove contatos de cooperação-convênios com outras instituições de ensino superior tanto no Brasil, quanto no exterior, assim informa e orienta os professores pesquisadores e os acadêmicos para a efetivação dos intercâmbios. 

Apoia a troca de experiências através de palestras e videoconferências, ainda organiza visitas a outras instituições. 

Facilita o encaminhamento de projetos de pesquisa aos departamentos de fomento nacionais e estrangeiros para a obtenção de apoio financeiro. 

Auxilia os intercâmbios de estudantes e professores do exterior que venham participar de pesquisas no Brasil, recebendo-os como aluno estrangeiro e facilitando a sua estada na cidade de Marau.

3.5 Plano de captação de recursos 

Os recursos serão captados junto às agências de fomento à pesquisa, junto ao comércio e indústrias dos mais diversos setores da economia local e regional, para tanto se faz necessário articular campanhas de conscientização da aplicação dos recursos provenientes dos impostos (isenção fiscal). 

Projetos de pesquisa serão organizados e discutidos conjuntamente com a comunidade acadêmica, e, na necessidade com o conselho consultivo da FABE, serão constituídos na cooperação mútua, promovendo informações aos municípios apoiadores da pesquisa e sua posterior publicação.

3.6 Formação de recursos humanos 

A coordenação do Núcleo de Pesquisa incentiva à participação do corpo docente e discente em seminários, palestras, videoconferências, encontros em eventos científicos, promovendo a formação de profissionais críticos e reflexivos, que atuem de forma ética e comprometida com a cidadania e o desenvolvimento sustentável para uma produção científica mais qualificada. 

Docentes, discentes e pesquisadores serão orientados e apoiados nos procedimentos para a submissão de trabalhos e registros perante a FABE e demais instituições de fomento à pesquisa. 

Os projetos de pesquisa serão direcionados a assuntos que contemplem os cursos oferecidos na FABE.

3.7 Descrição da situação atual: infraestrutura física, material e humana 

O núcleo de pesquisa da FABE conta com sala própria informatizada, tendo à sua disposição toda a infraestrutura física da instituição como salas de aula, auditórios, computadores e internet, biblioteca e seu acervo que hoje conta com 20.000 exemplares. 

Tem na sua coordenação o Prof. Dr. João Alberto Wohlfart, a Prof. Ms.Roberta Bassani Federizzi e o Prof. Ms. José Pretto da Silva, integrantes do corpo permanente. Também conta com professores colaboradores, professores técnicos, professores visitantes e alunos matriculados e egressos.

3.8 Cronograma 

O Núcleo de pesquisa se organiza num plano de ação articulado em etapas distintas:

1ª Etapa: 

- Organizar a publicação das Revistas Científicas da FABE, sendo PRAXIS do curso de Pedagogia e INNOVARE do curso de Administração, ambas de formato eletrônico;

- Lançar o edital para o chamamento de artigos, resenhas e dossiês da 2ª edição das Revistas da FABE.

- Divulgar entre diversas IES o convite à participação nas publicações das Revistas da FABE.

2ª Etapa:

- Compor um grupo de trabalho de pesquisa, podendo os pesquisadores se integrar de forma permanente ou como convidados;

- Convidar os professores para a elaboração de artigos científicos para as revistas da Instituição e para revistas de outras instituições;

- Fomentar ao corpo docente e discente à participação em conferências, congressos, palestras, encontros, especialmente de cunho científico, bem como a socialização dos conhecimentos adquiridos.

3ª Etapa:

- Organizar a realização da Mostra Científica da FABE;

- Informar e convidar instituições, professores e acadêmicos a participarem da Mostra Cientifica da FABE;

- Participar como Equipe Científica na Mostra Científica da FABE;

- Articular, organizar, participar e promover os Seminários de Dinâmicas, Saberes e Fazeres da Educação, em parceria entre a FABE e Poder Público Municipal;

- Analisar, avaliar e selecionar os artigos com qualidade acadêmica a fim de integrar a publicação.

4ª Etapa:

- Organizar um novo projeto de pesquisa com escolha de temáticas, metodologia, bibliografia e prazo de realização;

- Incentivar à publicação de dissertações de mestrado e teses de doutorado dos docentes da IES;

- Apoiar o lançamento de publicações de professores e acadêmicos da FABE, bem como de outras IES.

As propostas para o desenvolvimento e execução destas etapas serão constantemente avaliadas, sendo que, através de seus resultados, as mesmas poderão ser alteradas, visando a otimização das ações.

Cronograma de atuação: 

O Núcleo de Pesquisa da FABE tem atuação de forma contínua e é um espaço coletivo de produção e divulgação do conhecimento, assim apresenta algumas propostas de atividades:

Período Proposta de atividades
Fev-Jul-2014 • Compor um grupo voluntário de estudos;   
• Direcionar o plano de trabalho, indicando referências bibliográficas, coleta de dados, entre outros;
• Selecionar, analisar e discutir os elementos apontados;
• Estabelecer parcerias com outros núcleos de pesquisa, universidades e com os órgãos locais; 
• Lembrar a todos os docentes da atualização da sua Plataforma Lattes;
• Estudar a composição da grade curricular dos cursos da IES e a descrição do perfil de cada docente e o seu referido enquadramento;
• Criar um Núcleo de estudos e pesquisas voltado às questões ambientais;
• Organizar a Mostra Científica da FABE;
• Organizar as Revistas Científicas da FABE;
• Lançar o edital para o chamamento de artigos, resenhas e dossiês da 2ª edição das Revistas da FABE;
• Publicar um livro, editar duas revistas, buscar publicação de no mínimo dois artigos em revista acadêmica em outra IES.
Ago-Dez-2014 • Procurar entidades brasileiras e estrangeiras para a efetivação de posteriores intercâmbios;
• Organizar encontros entre os pesquisadores, especialmente para o fomento de novos temas e indicações para publicação;
• Fomentar à participação dos professores e acadêmicos em congressos, palestras, conferências, eventos e posterior socialização;
• Publicar dois livros, editar duas revistas, buscar publicação de no mínimo quatro artigos em revista acadêmica em outra IES;
• Redimensionar posturas em busca de temas, pesquisadores e apoiadores dos projetos de pesquisa;
• Organizar a publicação da 2ª edição das Revistas da FABE.
Fev-Jul-2015 • Continuar os trabalhos com os grupos voluntários de estudos;
• Fomentar que os estudos promovam pesquisas que sejam posteriormente publicadas;
• Lembrar a todos os docentes da atualização da sua Plataforma Lattes;
• Organizar Mostra Científica da FABE;
• Organizar as Revistas Científicas da FABE;
• Lançar o edital para o chamamento de artigos, resenhas e dossiês da 3ª edição das Revistas da FABE;
• Publicar livros, editar revistas, buscar publicação de artigos em revista acadêmica em outra IES;
• Incentivar à participação em congressos, conferências, palestras e eventos acadêmicos.
Ago-Dez-2015 • Continuar os trabalhos com os grupos de estudos;
• Fomentar que os estudos promovam pesquisas que sejam posteriormente publicadas;
• Publicar livros, editar revistas, buscar publicação em revistas acadêmicas em outra IES.

4. Referências bibliográficas (básicas)

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

COHEN, Allan R.; FINK, Stephen L. Comportamento organizacional: conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 46.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

GADAMER, H.G. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1995.

HEGEL, GWF. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. Trad. de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.

LIBÂNEO, Joao Batista. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Loyola, 2001.

LUDWING, Antonio Carlos Will. Fundamentos de prática de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2009. 

MARRAS, Jean Pierre. Administração da remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008.

MORIN, Edgar. O Método. Trad. de Ilana Heinberg. Porto Alegre: Sulina, 2003.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 3.ed. São Paulo: Ática, 2006.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. 3.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 5.ed. São Paulo: Pretince Hall, 2005.

SGANZERLA, Claudia Mara et.al. Manual de Trabalhos Acadêmicos. Passo Fundo: Berthier, 2013.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 8.ed. São Paulo: Ícone, 2001.

 

A Biblioteca da FABE tem a função de ampliar o conhecimento e auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponibilizando à comunidade acadêmica um acervo bibliográfico composto por monografias, livros, periódicos especializados com assinaturas correntes e obras de referência. Além do acervo físico, disponibiliza livros virtuais, bases de dados e periódicos eletrônicos. Fornecimento de tecnologias modernas para o tratamento, recuperação e transferência da informação. A biblioteca possui sala de estudo individual, sala de estudo coletivo, computadores para pesquisa, terminais para consulta ao acervo e guarda-volumes.

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Consulta ao acervo

Para consultar o acervo da Biblioteca, basta clicar no logo abaixo.

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Serviços oferecidos

Empréstimo domiciliar

O serviço é oferecido aos acadêmicos, professores e colaboradores da FABE, mediante apresentação de identificação própria;

Consulta local

O acervo está disponível aos usuários para consulta local no horário de funcionamento da Biblioteca, inclusive para a comunidade externa;

Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT

É um serviço de pesquisa e solicitação de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis no acervo das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacional. Através do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) entre os documentos acessíveis encontre-se: artigos de revistas, trabalhos apresentados em eventos, capítulos de livros, dissertações e teses de universidades de todo país, a um custo de R$ 2 ,20 a cada cinco páginas. Para solicitar os documentos envie um e-mail para a bibliotecária da instituição.

Reserva e renovação de empréstimo

Reservas e renovações podem ser feitas através do sistema ActiveSoft (link acima);

Empréstimo interbibliotecário

Possibilita obter empréstimo de livros não existentes no acervo local através de empréstimo de outras bibliotecas da Rede Safa;

Normalização de trabalhos científicos

Orientação na utilização das normas bibliográficas da ABNT, elaboração de fichas catalográficas para publicações monográficas e artigos científicos;

normas Acesso ao livro Institucional de normas da ABNT 

Pesquisa de opinião

São realizadas pesquisas de opinião com os usuários sobre títulos de maior interesse de leitura a fim de planejar a aquisição de obras de acordo com o perfil dos usuários.

Orientação a fontes bibliográficas

Treinamentos oferecidos aos alunos de forma individual ou em grupos.

Orientação a base de dados

Treinamentos oferecidos aos alunos de forma individual ou em grupos.

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Cursos de Administração/Gestão Comercial/ Gestão de RH

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Curso de Gestão do Agronegócio

Curso de Pedagogia

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Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCCs

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Bases de Teses e dissertações

Horário de atendimento

Segunda a Sexta-feira, das 7h30 às 11h45 e das 13h às 22h30

Contato

e-mailEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 logotipo do whatsapp.original  (54) 98446-0057

 

 

FABE no ENADE, essa turma faz a diferença!

O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, em alguns cursos de graduação. Objetiva avaliar o desempenho dos acadêmicos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

POR QUE É IMPORTANTE FAZER O ENADE?

A realização do ENADE é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também pode ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

ORIENTAÇÃO PARA AS PROVAS:

  • Leia atentamente as instruções gerais e específicas para cada questão.
  • Inicie por questões objetivas.
  • Procure responder a todas as questões, mesmo fazendo uso de conhecimentos parciais e/ou eliminando alternativas.
  • Distribua seu tempo em função do tipo (discursiva e objetiva) e da dificuldade das questões (inicie a prova pelas mais fáceis e não se detenha longamente nas difíceis).
  • Analise atentamente ilustrações. Em geral, figuras, tabelas, quadros, gráficos constituem parte importante da questão.
  • Certifique-se de que as marcações na folha de respostas conferem com os números das questões.
  • Para as questões discursivas, leia, inicialmente, todas as questões fazendo uma seleção previa quanto ao grau de dificuldade, retornando as mais fáceis; atente para as instruções dadas em cada enunciado; utilize terminologia técnica; seja consistente e sucinto, sem esquecer-se de enriquecer as respostas.

 LEGISLAÇÃO 2023:

  • Portaria nº 91, de 17 de fevereiro de 2023: ficam designados, com fundamento na Portaria Inep nº 90, de 17 de fevereiro de 2023 os seguintes membros para a constit
  • uição das Comissões Assessoras de Área (CAA), para realização de atividades referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - edição 2023, no ano I do 7º ciclo avaliativo previsto no art. 40 da Portaria MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018. (Publicado no DOU em 23/02/2023)
  • Portaria nº 90, de 17 de fevereiro de 2023: institui as Comissões Assessoras de Área (CAA), para realização de atividades referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade - Edição 2023. (Publicado no DOU em 23/02/2023)
  • Portaria nº 124, de 31 de janeiro de 2023: estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, edição 2023, referente ao Ano I do 7º Ciclo Avaliativo. (Publicado no DOU em 01/02/2023)
  • Portaria nº 571, de 30 de dezembro de 2022: dispõe sobre o macro cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2023. (Publicado no DOU em 02/01/2023)

EDITAIS 2023

  • Retificação Edital n º 37, de 25 de maio de 2023: altera o item 5.1.1, que dispõe sobre os estudantes habilitados a participar do Enade 2023 (Publicado no DOU em 07/06/2023)
  • Edital n º 37, de 25 de maio de 2023: dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos ao Enade 2023 (Publicado no DOU em 26/05/2023)

CURSOS AVALIADOS EM 2023

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins;
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo;
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

FALE CONOSCO

Secretaria Geral FABE Marau 

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