fbpx

Ferramentas de Acessibilidade

Direito

Bate-papo na FABE debate acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência em Marau

Os acadêmicos do Curso de Direito da FABE participaram de uma atividade especial dedicada ao debate sobre o sistema de acolhimento das mulheres vítimas de violência no município. O encontro contou com a presença da assistente social Fernanda Pinheiro Brocco, presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres de Marau, da Policial Civil Marina Medeiros Costella, responsável pela Sala das Margaridas da Delegacia de Polícia de Marau, e do Professor Gustavo Polis, coordenador do Curso de Direito da instituição.

O bate-papo abordou os diversos aspectos que envolvem a realidade das mulheres em situação de violência, destacando as dificuldades enfrentadas e os desafios para a construção de uma sociedade comprometida com a proteção integral das vítimas.

Um dos pontos centrais foi a apresentação da rede de proteção disponível no município, que se destaca pelo funcionamento integrado entre a Polícia Civil, por meio da Sala das Margaridas, e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Marau, responsável por grupos de atendimento tanto às mulheres quanto aos homens autores de agressão. Esse modelo tem garantido ao município um padrão de atendimento acima da média observada em outras cidades do estado e do país.

O objetivo principal da atividade foi proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão e diálogo sobre os contornos da violência contra a mulher, reforçando a importância de compreender o fenômeno e desenvolver ferramentas capazes de romper ciclos de agressão. A escolha por uma abordagem local permitiu que os participantes analisassem o contexto específico de Marau, ampliando a compreensão sobre o ambiente social em que estão inseridos e sobre o papel dos futuros profissionais do Direito na promoção de justiça e proteção às mulheres.

 

Alpha Legis: nova diretoria assume a atlética do curso de direito da FABE

Com o encerramento do primeiro ciclo de gestão, a Atlética de Direito passa agora por uma renovação em sua diretoria, marcando o início de uma nova fase. A mudança representa não apenas a continuidade dos projetos já existentes, mas também o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes, com foco em novas metas, além de uma nova identidade da associação dentro da FABE.

Com o encerramento do primeiro ciclo de gestão, a Atlética de Direito passa agora por uma renovação em sua diretoria, marcando o início de uma nova fase. A mudança representa não apenas a continuidade dos projetos já existentes, mas também o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes, com foco em novas metas, além de uma nova identidade da associação dentro da FABE.Mais do que promover eventos e momentos de descontração, a Atlética de Direito tem como missão representar os alunos do curso, incentivar o esporte, a cultura, a solidariedade e o engajamento acadêmico.

A nova diretoria assume com o compromisso de ampliar as ações da associação, buscando novas parcerias, atividades esportivas e projetos que reforcem o protagonismo estudantil.

Conheça a nova diretoria da Atlética de Direito - Gestão 2025:

  • Presidente: Matheus Formagini Zonta;
  • Vice-Presidente: Elias dos Santos Borges;
  • Secretária-Geral: Renata de Oliveira Rosa;
  • Diretores de Esporte: Bruno Marcelo Dias e Enio Pietro Romani;
  • Diretora de Eventos: Laura Apolinário;
  • Diretoras de Produtos e Ações Sociais: Laura Ulkovski Vieira e Letícia Massaro;
  • Tesoureiros: Fernando Pereira Ferraz;
  • Diretoras de Marketing: Marta Roberta Rodigheri e Ysadora De Cesaro Fortunati.

“Fazer parte da Atlética é vestir a camisa do curso, e também da Instituição num todo. É apoiar os colegas e fazer parte de algo maior. Seguimos unidos, com energia e determinação, para apoiar e representar todos os universitários”, reforçou o Presidente Matheus.

Da Sala de Aula ao Tribunal do Júri

Wellinton_Gnoato_Elizando_Todeschini_e_Eduardo_Vanin_Rodrigues.jpg

No último dia 14 de maio de 2025, Marau foi palco de um julgamento emblemático: um plenário do júri extenso, técnico e sensível, marcado por mais de 12 horas de exposição, argumentação e justiça.

O que torna este momento ainda mais significativo para a Faculdade FABE Marau é o encontro de trajetórias: os professores Elizandro Todeschini e Wellinton Gnoato dividiram a tribuna com o ex-aluno Eduardo Vanin Rodrigues, hoje colega de profissão e defensor atuante neste júri.

Um reencontro que simboliza o propósito da formação jurídica: formar profissionais preparados para atuar com ética, coragem e excelência técnica, mesmo diante dos casos mais complexos.

Neste julgamento, a justiça prevaleceu. Mas mais do que isso, reafirmou-se o valor da formação comprometida com a verdade, a empatia e o Estado de Direito.

Aqui na FABE, o aprendizado ultrapassa os muros da sala de aula. Ele se concretiza na prática. E transforma vidas.

Assista o vídeo "CLICANDO AQUI"

Acadêmicos de Direito da FABE realizam visita técnica ao Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral em Porto Alegre

No dia 1º de julho de 2025, os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE), campus Marau, realizaram uma visita técnica às dependências do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em Porto Alegre.

Durante a visita, os estudantes foram recepcionados pelas equipes de eventos dos respectivos tribunais, que apresentaram a história, estrutura, atribuições e funcionamento dessas importantes instituições do Poder Judiciário gaúcho.

A atividade teve como objetivo aproximar os acadêmicos da realidade prática do sistema judiciário, proporcionando uma vivência direta com as instâncias que compõem a estrutura jurídica do Estado. Essa experiência é especialmente significativa para estudantes de instituições do interior, que têm menor acesso às estruturas centrais do Poder Judiciário localizadas na capital.

A visita técnica reforça o compromisso da FABE com uma formação jurídica sólida, integrando teoria e prática, e contribuindo para a formação de profissionais conscientes do papel do Direito na sociedade.

Visita TJ

Noite de Conquistas: Formandos da FABE Marau Colam Grau na Casa da Cultura

FORMATURA_CASA_DA_CULTURA_8-3-2025.jpg

Na noite de 08 de março, a Casa da Cultura de Marau foi palco de um momento inesquecível: a colação de grau em gabinete dos formandos dos cursos de Administração, Gestão Comercial, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Direito da Faculdade FABE Marau.

O evento, que iniciou às 19 horas, reuniu alunos, pais, amigos, professores e a equipe administrativa da FABE em uma celebração repleta de emoção e significado. A presença de tantas pessoas reforçou a grandeza deste momento, que simboliza não apenas a conquista individual de cada formando, mas também o impacto positivo para a comunidade e o mercado profissional da região.

A felicidade dos formandos era visível em cada sorriso, abraço e olhar de gratidão. Para seus familiares e convidados, o evento representou o orgulho de ver sonhos se tornando realidade. Já para os professores e equipe da FABE, foi a confirmação do compromisso com a excelência no ensino e na formação de profissionais preparados para os desafios do futuro.

FORMATURA_CASA_DA_CULTURA_8-3-2025_1.jpg

Formandos 2024 – Colação de Grau em Gabinete

Pedagogia

- Bruna Dall Agnol

- Marta Spada Moreschi

- Samara De Lima Lopes

- Taliandra Camilly Hoppe Tonatto

Direito

- Gabriela Kássia Klein Scortegagna

- Gabriella Monteiro

- Eduarda Daros Cardozo

- Francisco De Campos

Administração

- Luana Zuchi

Gestão Comercial

- Emanuel Bollis Andreis

- Emanuelle Lopes Oliveira

- Everaldo Bonissoni

Gestão de Recursos Humanos

- Fernanda Do Amaral Almeida Mazurek

 

A Faculdade FABE Marau agradece a todos que fizeram parte deste momento especial e reitera seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da nossa cidade.

FABE Marau: Quando a Tradição encontra a Inovação, o mundo se abre para você.


CLIQUE AQUI FOTOS